Dia 21 de junho – Dia Internacional de contação de histórias

Contação de Histórias é um instrumento para o desenvolvimento infantil. É com essa premissa que as professoras dos CEI Bom Pastor e Brilho do Sol estão sempre contando histórias para as crianças e incentivando os pequenos a apresentarem histórias que ouviram para os seus colegas, seja em forma de teatro ou de brincadeiras.

A contação de histórias contribui para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio lógico e a criatividade da criança. Psicólogos também afirmam que a história proporciona à criança a formação da personalidade a partir da brincadeira do “faz de conta”. De acordo com as pedagogas do CEI Bom Pastor, imitar as atitudes de um personagem e situações fictícias fazem com que as crianças desenvolvam a capacidade de identificação com o outro e a empatia. “Através da vivência dos personagens, a criança desenvolve meios de lidar com seus problemas, dificuldades, expectativas e sonhos do dia a dia, aguçando valores”. As histórias e brincadeiras de faz de conta proporcionam a autonomia das crianças e o aumento da capacidade de concentração.

A atividade “Menina bonita do laço de fita”, por exemplo, desenvolvida no CEI Brilho do Sol, transformou a história de um livro em teatro para que ficasse ainda mais lúdica para as crianças. Cores, bonecos e cenários são importantes para atrair a atenção dos alunos, mas às vezes, simplesmente sentar com a criança e contar uma história inventada estimula a imaginação dos pequenos. Para as professoras do CEI Brilho do Sol, “a contação de histórias possibilita o imaginário, a fantasia e a imersão na história”.

No CEI Bom Pastor, a contação faz parte da atividade permanente semanal pela sua importância e pela orientação do Referencial para estudos e planejamento da Educação Infantil (Leitura e Contação na Educação Infantil) da SME de Curitiba para CMEIS e CEIS conveniados. Nesses momentos, além da contação da professora há a integração das turmas.

Não só nas escolas, as histórias também fazem muito bem quando contadas pelos pais. O momento em que o pai ou a mãe conta uma história a seu filho é visto pela criança como o momento de carinho, aconchego e segurança junto a quem ela mais ama.

Além de todos esses benefícios, a contação de histórias é essencial para formar novos leitores. A ASP acredita no desenvolvimento integral das crianças a partir de atividades que estimulem a independência e a cidadania. A leitura é muito incentivada nos Centros de Educação Infantil Bom Pastor e Brilho do Sol e também nas Brinquedotecas em Ação.