Relatório de Atividades 2015

ASP disponibiliza Relatório de Atividades 2015 na versão impressa e online

IMG_20160505_101847

Ao longo de seus 71 anos de existência a Ação Social do Paraná realiza ações que buscam resgatar a dignidade humana e a cidadania plena, respeitando também o meio ambiente. Em cada unidade e projeto mantido pela ASP percebe-se que a equipe de colaboradores e voluntários tem uma dedicação integral às pessoas atendidas.

Em 2015, mais de 1,5 milhões de refeições foram servidas, 230 idosos acolhidos, quase 350 crianças e adolescentes atendidos diariamente, centenas de famílias beneficiadas em nossos programas sociais, milhares de pessoas beneficiadas nas áreas da Educação, Assistência e Segurança Alimentar e Nutricional.

Mas mais do que apresentar os resultados em números, o Relatório de Atividades 2015 mostra que, da criança ao idoso, a ASP buscou educar, assistir e assegurar alimentação saudável, cumprindo com uma tarefa importante: defender e garantir direitos.

Atendimento à Criança e ao Adolescente

A dedicação ao desenvolvimento dos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social das crianças e adolescentes faz parte do cotidiano da ASP. A instituição conta com o trabalho desenvolvido nos Centros de Educação Infantil Bom Pastor e Brilho do Sol e nas Brinquedotecas em Ação.

Em 2015, o CEI Bom Pastor atendeu 103 crianças de 1 a 5 anos em horário integral, propiciando ambiente favorável para o desenvolvimento, despertar da imaginação, favorecimento das formas e expressão de comunicação e integração da equipe com as famílias. Dentre as ações realizadas estão 985 atividades de contação de histórias e 16 momentos culinários, nos quais as crianças aprenderam a importância de uma alimentação saudável brincando.

As atividades realizadas pelo CEI Brilho do Sol proporcionaram às crianças espaços para brincadeiras, exploração e favorecimento da aprendizagem. O Centro atendeu 113 crianças de 1 a 5 anos em horário integral, promovendo 52 atividades que propiciaram o movimento – como danças, circuitos, alongamentos rodas cantadas –, 60 atividades de artes, dentre outras.

A Brinquedoteca em Ação é um projeto que tem como objetivo atender crianças e adolescentes de 6 a 14 anos em situação de vulnerabilidade e/ou risco social. Cada uma das unidades – Boqueirão e Tatuquara – atendem diariamente 120 crianças e adolescentes, promovendo atividades lúdicas, culturais, de lazer e oficinas que proporcionam convivência, socialização e fortalecimento dos vínculos familiares.

Entre as ações realizadas em 2015 pelas duas unidades juntas estão 216 rodas de conversa – cujo objetivo é garantir melhor convívio entre as crianças e adolescentes, o desenvolvimento de relações de afetividade, solidariedade e respeito mútuo –, oficinas de capoeira e artes, além dos passeios que promoveram diversão e integração.

O cuidado com a pessoa idosa

Promover a qualidade de vida e o resgate à dignidade da pessoa idosa. É com este objetivo que o Asilo São Vicente de Paulo se mantém como referência neste tipo de atendimento. Ao longo de 2015, as 193 idosas acolhidas contaram com todos os cuidados diários, bem como atividades de lazer e diversas oficinas de estimulação motora e cognitiva, além de festas e passeios.

Foram realizados 118 contatos com familiares e mais de quatrocentas oficinas ou encontros de grupos voluntários. Outro dado importante: o cuidado rigoroso com a alimentação permitiu uma redução de 29% no número de casos de hipertensão, em comparação com o ano anterior.

O Asilo São Vicente de Paulo conta também com o programa Centro Dia, que em 2015 atendeu 34 idosos –mulheres e homens –, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária, com a promoção de atividades de socialização, gerando a melhora na qualidade de vida dos idosos e também de seus cuidadores e suas famílias.

Garantia de alimentação saudável e acessível

Um dos eixos de atuação da ASP envolve a garantia do direito humano a uma alimentação digna. Atendendo a este objetivo, a instituição foi mantenedora durante o ano de 2015 de cinco unidades de Restaurantes Populares, sendo quatro em Curitiba e uma em Maringá.

Em 2015, as cinco unidades juntas serviram o surpreendente número de mais de um milhão de refeições. Só nos restaurantes da capital foram mais de 200 toneladas de carne, 100 toneladas de arroz e feijão, 5 mil cubas de guarnição e 60 mil quilos de salada.

Mesmo com esta grande quantidade de alimentos servidos, a equipe dos Restaurantes Populares não abre mão da qualidade nas refeições, garantindo a segurança alimentar e nutricional das mais de seis mil pessoas atendidas diariamente em todas as unidades.

IMG_20160505_101847CONFIRA AQUI O RELATÓRIO 2015 DA ASP