Interação entre vovós e crianças anima Brinquedoteca

Idosas do Asilo São Vicente de Paulo visitaram as crianças na Brinquedoteca do Boqueirão e se divertiram com atividade de Capoeira

Um novo encontro intergeracional realizado pela ASP aconteceu para aquecer os corações e compartilhar as alegrias entre diferentes idades. No dia 10 de outubro, algumas vovós moradoras do Asilo São Vicente de Paulo fizeram uma visita para as crianças que frequentam a Brinquedoteca do Boqueirão. No dia 30 de setembro, as crianças já haviam participado de uma tarde de jogos no Asilo– confira como foi clicando aqui. Agora foi a vez das idosas conhecerem o espaço que as crianças frequentam diariamente.

Um grupo de idosas participou da visita à Brinquedoteca do Boqueirão e elas se divertiram muito. Quando chegaram foram recepcionadas pelo grupo Ação Capoeira – que realiza atividades semanais com as crianças da Brinquedoteca. Já na recepção todas dançaram e cantaram juntas ao som da capoeira. Mais tarde, as crianças fizeram uma apresentação de dança para as vovós, e, ao final do dia, todos lancharam juntos.

Dona Rosa, moradora do Asilo, dançou, riu e contou muitas histórias para as crianças, que ficavam admiradas com sua desenvoltura. “A gente tem que brincar. Se brincarmos, vamos morrer. Se não brincarmos, vamos morrer do mesmo jeito… Então vamos brincar e ser feliz!”, disse a idosa.

O instrutor da oficina de capoeira, Contramestre Mola, agradecendo a presença das vovós, deixou um recado para as crianças e adolescentes: “Aproveitem esses momentos, porque essas pessoas são a sabedoria em forma de gente. Essas presenças aqui são muito especiais”.

Desde o ano passado a ASP, mantenedora do Asilo São Vicente de Paulo e das Brinquedotecas em Ação, tem promovido o projeto de convivência intergeracional, onde há encontros entre as gerações das unidades mantidas pela instituição. Os benefícios para ambas as gerações são inúmeros.

São atividades que proporcionam novos horizontes, possibilitando que as crianças se aproximem do processo de envelhecimento, fortaleçam o respeito e a valorização da pessoa idosa, além de incentivar a solidariedade. Os encontros também fortalecem a convivência comunitária das idosas, valorizam sua sabedoria e permitem resgatar a autoestima e a vitalidade. Neste ano, já aconteceram encontros intergeracionais em outras unidades da ASP.

Clique aqui para ver mais fotos em nosso Facebook.