Brincar é fundamental para o desenvolvimento da criança

O brincar é eixo norteador do atendimento na Educação Infantil. Ele tem vez diariamente no CEI Brilho do Sol, seja dirigido ou livre. É sabido de que o lúdico propicia aprendizados e manifestação da leitura do cotidiano da criança. Nestas vivências, as crianças se expressam, dialogam, descobrem-se.

No mês de outubro é dada ainda mais ênfase à importância do brincar. Nos dias 9 a 11 de outubro aconteceram brincadeiras diferenciadas como gincana com bexigas, desfile de fantasias, oficinas de artes, contações de história, brincadeiras com latas e uma grande festa brincante.

Os familiares foram convidados a comparecer antes do horário de saída oficial para também brincar com sua criança e as demais. Foi bastante divertido e desafiador, pois pouco se brinca na vida adulta. Fica o desafio para que todos que convivem com crianças brinquem, pois no brincar elas extraem seu aprendizado cotidiano, suas habilidades são ainda mais potencializadas e sua oralidade nitidamente conquistada.

Brincar é uma importante forma de comunicação, é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.

As propostas voltadas para a semana da criança, desde as rodas de conversa até as propostas pedagógicas, tinham o objetivo de divertir as crianças. Todos estavam ansiosos pela festa a fantasia, com o tema Primavera. Nos dias que antecediam a festa comentavam sobre a roupa que usariam e seus acessórios. Como já era esperada, a festa foi um sucesso, com muita música e uma decoração fantástica.

Foram dias muito divertidos, nos quais as crianças aderiram a todas as propostas e romperam no seu aprendizado e conhecimento.