Os benefícios do ‘Brincar’: circuito de atividades proporciona interação e aprendizados entre crianças

Uma atividade realizada com crianças de um Centro de Educação Infantil e de Uma Brinquedotecas no bairro Tatuquara trouxe muitos benefícios

Em outubro de 2017 foi realizada uma integração entre as crianças do Cei Brilho do Sol e da Brinquedoteca em Ação, unidade que atende crianças de 6 a 14 anos. Ambas são localizadas no bairro Tatuquara, em Curitiba.

A atividade de integração contou com a participação de profissionais da SMELJ (Secretaria Municipal de Educação, Lazer e Juventude), que trouxeram propostas de lazer e interação, montando um grande circuito com colchonetes para virar cambalhotas, andar de pernas de pau e de bicicleta.

Além de muita diversão, foi um dia de aprendizados.

Por meio de grande interação e envolvimento com as atividades, as crianças puderam aprender sobre relações, os valores da cooperação, solidariedade e respeito ao próximo.

As crianças se dividiram em pequenos grupos. Realizaram os circuitos motores – com cones, bambolês, cordas, nos quais as crianças tinham o desafio de pular, engatinhar, saltar. Andaram de bicicleta, e também aproveitaram o espaço preparado para cambalhotas

A atividade foi muito bem aceita pelas crianças, na opinião das professoras. “Elas se envolveram em todas as propostas e romperam limites”, comentou a equipe.

A interação entre crianças das duas unidades diferentes permitiu a troca de conhecimentos, e a construção de valores de cooperação, solidariedade e respeito ao outro. “Percebemos um cuidado das crianças maiores com os menores, que gerou afetividade e troca de experiências”, disseram os profissionais presentes.

A prática foi aprovada. Atividades de integração entre crianças, quando bem planejadas, proporcionam aprendizados e muita diversão. Cada cambalhota, giro, acerto do alvo ou pulo foi a demonstração de um dia agradável e de muita alegria.