Semana de capacitação para as equipes que atendem crianças e adolescentes nas unidades da ASP

As crianças ainda não retornaram das férias nas unidades de educação infantil e na Brinquedoteca, mas engana-se quem pensa que as atividades estão paradas. As equipes dos Centros de Educação Infantil administrados pela ASP – Bom Pastor e Brilho do Sol – e da Brinquedoteca em Ação iniciaram nesta segunda-feira, 29 de janeiro, a semana de capacitação.

Esta semana começou a ser planejada em setembro de 2017. Para a supervisora de projetos da ASP, Daiana Sprada, o planejamento com antecedência faz toda a diferença para uma capacitação bem sucedida. “Tivemos tempo para pesquisar temas interessantes para trazer para as equipes, além de buscar as melhores indicações de palestrantes sobre estes temas. Tudo foi pensando com muito cuidado para a melhor capacitação das colaboradoras”, completa.

As atividades ocorrem no auditório do Asilo São Vicente de Paulo. Quem fez a fala de abertura da semana foi o Padre José Aparecido, diretor geral da ASP, dando as boas vindas e relembrando as razões que norteiam o trabalho realizado com pessoas em situação de vulnerabilidade social: “A natureza do ser humano é ajudar o próximo quando há necessidade. É esse gesto natural que salva comunidades, que salva famílias. Atualmente são mais de mil pessoas que atendemos diariamente nas unidades da ASP. São pessoas que dependem do nosso trabalho e por isso é necessário que nós coloquemos em prática um dos maiores ensinamentos de Jesus: amar o próximo. Quando cuidamos das idosas ou quando ensinamos crianças e adolescentes, nós estamos amando o próximo e colocando em prática nossa natureza humana”.

O primeiro dia da formação contou com a fala do coordenador de Recursos Humanos da ASP, Jacson Lucas, comentou sobre a relação do trabalho de cada colaboradora com a missão da ASP. “Eu sei que nós gostamos de ver resultados imediatos, mas quando se trata de educação de crianças e adolescentes, os resultados podem aparecer só meses depois. Estimular sonhos nas nossas crianças e adolescentes é fundamental para que eles tenham futuros brilhantes”, comentou Jacson ao motivar as profissionais.

Serão temas da capacitação durante a semana: ‘Eu, o Outro e o entorno’, ‘Desenvolvimento motor’, ‘Educação alimentar’, ‘Educação transformadora e novas formas de intervenção’, ‘Como detectar indícios de violência?’, ‘Concepção de criança’, ‘Autismo e outras síndromes’ e ‘Vivências, práticas e dinâmicas’

Serviço

CEI Bom Pastor
Endereço: Rua Bartolomeu Lourenço de Gusmão, 4711 – Boqueirão
Telefone: (41) 3286-6336

CEI Brilho do Sol
Endereço: Rua Adriana Ceres Zaggo Bueno, 450, Moradia Santa Rita – Tatuquara
Telefone: (41) 3153-4812 / (41) 8490-0193

Brinquedoteca do Tatuquara
Rua Dolores Guedes, nº 123 – Tatuquara
brinquedoteca.tatuquara@aspr.org.br