Grandes resultados que garantiram vida digna a inúmeras famílias

Ação Social do Paraná lança seu Relatório de Atividades referente ao ano de 2017

A Ação Social do Paraná lançou neste mês de abril o seu relatório anual, apresentando um balanço das ações de 2017 nas unidades e projetos que administra. O relatório aponta quase 1,5 milhão de refeições servidas nos Restaurantes Populares que a instituição administra e nas unidades de atendimento de idosas e crianças. O material traz também dados como a quantidade e a descrição das centenas de atividades educativas e lúdicas realizadas com crianças nos Centros de Educação Infantil geridos pela ASP.

“É muito gratificante constatar que muito além do que apresentamos no relatório, há inúmeros resultados alcançados que possibilitaram garantir direitos e promover vida digna”, afirmou o Pe. José Aparecido, diretor geral da ASP, no lançamento do relatório. Ele ainda destacou que foi um ano de dificuldades para a maioria das organizações do terceiro setor: “muitos desafios foram superados com trabalho técnico em equipe e dedicação aos usuários atendidos, valorizando a história de vida de cada pessoa e de cada família que passa diariamente por nossos projetos”.

Além de um retrato de cada unidade e projeto administrados pela ASP, o relatório 2017 aponta também os projetos com recursos captados em 2017 e os projetos que estão aptos para receber recursos neste ano de 2018. O material está organizado a partir das três áreas de atuação da ASP: Educação Infantil, Assistência Social e Segurança Alimentar e Nutricional.

Para acessar o relatório completo, clique aqui.

ASP cuidou com carinho da educação de 282 crianças em 2017

Atualmente, a Ação Social do Paraná administra dois Centros de Educação Infantil em Curitiba: o CEI Brilho do Sol, no Tatuquara, e o CEI Bom Pastor, no Boqueirão. Ao todo, essas unidades atenderam 282 crianças em 2017, com o objetivo de proporcionar seu desenvolvimento integral, nos aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social.

O planejamento pedagógico para este desenvolvimento integral é pautado no brincar como ferramenta essencial, que estimula a aprendizagem, a reflexão, a autonomia e a criatividade. Em 2017, as duas unidades realizaram com as crianças um total de 2.477 atividades de movimento e 1.252 atividades de incentivo à leitura.

No CEI Brilho do Sol, um destaque foram as atividades para valorização das diferenças e desenvolvimento da cooperação. Ao longo do ano, foram realizadas 79 atividades desse tipo, que buscaram apresentar às crianças as diferenças biológicas, sociais, culturais e religiosas, incentivando a compreensão e o respeito.

Em 2017, o CEI Bom Pastor utilizou a música como elemento para a oralidade rotineira das crianças. A música esteve presente em 800 atividades, como rodas de conversas, brincadeiras cantadas e oficinas de musicalização. A unidade também realizou quatro integrações com as famílias no decorrer do ano, com o intuito de promover momentos divertidos e fortalecer os vínculos familiares.

Área da Assistência social da ASP atendeu diretamente mais de 350 crianças, adolescentes e idosos em 2017

A Ação Social do Paraná administrou quatro unidades vinculadas à Assistência Social no ano de 2017: o Asilo São Vicente de Paulo, serviço de acolhimento de longa permanência para idosas; o Centro Dia, serviço de proteção social para pessoas com deficiência, idosos e suas famílias; e duas unidades de Brinquedoteca em Ação, serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes.

No atendimento planejado e contínuo nessas unidades, o objetivo da ASP é incentivar a autonomia, o protagonismo e a superação dos mais diversos riscos sociais.

Em 2017, 171 idosas tiveram garantia de vida digna no Asilo São Vicente de Paulo, sendo que duas delas foram reinseridas no seu ambiente familiar. As idosas do Asilo também receberam a visita de 2.623 pessoas da comunidade externa ao longo do ano passado.
No Centro Dia, 30 idosos foram estimulados à socialização e ao convívio social, participando de oficinas de movimento, beleza, música, trabalhos manuais e memória, além de 10 festas temáticas.

As 154 crianças e adolescentes atendidos na Brinquedoteca em Ação fortaleceram seus vínculos familiares e comunitários a partir de brincadeiras, oficinas, rodas de conversa e passeios.

Quase 1,5 milhão de refeições foram servidas em 2017 pelo setor de Segurança Alimentar e Nutricional da ASP

No ano de 2017, o setor de Segurança Alimentar e Nutricional da Ação Social do Paraná foi responsável por servir mais de 6 mil refeições diárias nos Restaurantes Populares e nas unidades de atendimento a crianças, adolescentes e idosos. Ao todo, foram servidas em torno de 1,5 milhão de refeições ao longo do ano passado.

Os Restaurantes Populares administrados pela ASP atendem diariamente mais de 5 mil pessoas em situação de insegurança alimentar, possibilitando melhoria na saúde e na qualidade de vida dos usuários, além de permitir que eles economizem em alimentação e tenham acesso a outros bens de consumo.

O compromisso da ASP é com a qualidade nutricional das refeições e com a satisfação do consumidor final, o que exige dedicação e investimento em treinamento constante dos colaboradores. Em 2017, 100% dos funcionários dos Restaurantes Populares foram capacitados para o desempenho de suas funções. A meta foi a de uma capacitação por semana.

Além da atividade de produção e distribuição de refeições, os Restaurantes Populares também realizaram ações educativas, buscando estimular a sociedade a combater a fome e a adotar hábitos alimentares saudáveis, promovendo a saúde e prevenindo doenças. Mais de 800 pessoas participaram dessas ações no ano passado.

Para acessar o relatório completo, clique na imagem acima