Crianças da Educação Infantil ganham horta para cuidar em equipe

 

 

Na constante busca por inovar e aprimorar as formas de aprendizagem na Educação Infantil, o CEI Brilho do Sol, localizado no bairro Tatuquara, em Curitiba, desenvolveu o projeto Horta, que foi iniciado no mês de março.

Primeiramente, a estrutura da horta foi preparada em formato de circulo e dividida em triângulos, possibilitando o acesso das crianças. Somou-se a este empreendimento uma parceria com a Secretaria Municipal de Abastecimento de Curitiba – SMAB.

Com o programa “Nosso Quintal”, a prefeitura disponibiliza um técnico para acompanhar o projeto e esclarecer dúvidas a respeito do plantio, colheita e adubo da terra. Também foram disponibilizadas mudas e adubo. O CEI Brilho do Sol recebeu, nestsa construção, doações espontâneas de mudas de hortaliças, que foram plantadas pelas crianças e as professoras.

As mudas de alface, repolho, beterraba, couve flor e rúcula estão em pleno desenvolvimento, atraindo curiosidade e recebendo elogios. Os cuidados com a horta são realizados democraticamente, seguindo uma escala de cuidados para que todas as turmas participem e apreciem gradativamente o progresso das verduras.

Diariamente, logo pela manhã, professoras e crianças observam o crescimento das hortaliças e, juntos, avaliam a necessidade de água. Geralmente no período da tarde, as plantas são regadas, quando necessário.  No decorrer do ano letivo, a equipe do CEI irá buscar garantir o rodizio de plantio de hortaliças, fortalecendo as inúmeras possibilidades na alimentação e a variedade de desenvolvimento do plantio.

Outra ideia é ampliar a horta com temperos e chás, com objetivo de propiciar alimentos saudáveis para as crianças e seus familiares – assim como ampliar seus repertórios e observações.

É possível perceber o quanto as crianças têm gostado e admirado o trabalho. Pietro de Morais Openkoski, de 3 anos, da turma do Maternal II,  disse que também tem uma horta em sua casa. Já Arthur da Silva de Godoy, de 5 anos, da turma do Pré, afirma que gostaria muito de ter uma horta em sua casa. A turma do Pré já sugeriu que as hortaliças e verduras parecem boas para fazer sanduíche.

Os adultos envolvidos também manifestam sua opinião a respeito deste projeto “Horta do CEI”. “É gratificante poder passar um pouco do meu conhecimento sobre o preparo da terra, o plantio e os cuidados com as plantas para as crianças e ver a alegria estampada em seus rostos em poder ajudar. Observar o desenvolvimento delas também é muito bom, ainda mais quando dizem algo como: ‘Nossa, como elas cresceram e estão lindas’ ou ‘Esta fui eu que plantei’”, relata a Professora Valdiria Willemann de Oliveira.

A expectativa é que o projeto Horta contribua para estimular o conhecimento sobre a importância de uma alimentação saudável, de se desenvolver noções de sustentabilidade e o quanto pode ser agradável e divertido cultivar seu próprio alimento.