Diminuir a interferência dos adultos pode aumentar o aprendizado?

Brincar Heurístico: a brincadeira livre e espontânea das crianças

 

Na primeira semana de maio, as crianças do Centro de Educação Infantil Brilho do Sol participaram de uma atividade diferente: elas foram levadas para o espaço externo do CEI, onde puderam explorar diversos objetos e brincar livremente, com a mínima intervenção de um adulto – o que é chamado de brincar heurístico.

O brincar heurístico é o estimulo pedagógico para que a criança possa desenvolver estratégias de investigação e aprender por si mesma. Para isso, ela necessita ter ao seu alcance materiais que possa tocar e sentir para perceber as diferentes texturas, propriedades e formas. Os objetos de largo alcance e elementos naturais são recursos apropriados para essas descobertas.

Diversas turmas do CEI Brilho do Sol participaram das atividades fora de sala, nas quais puderam se divertir com os materiais não estruturados. A integração entre as diferentes faixas etárias agrega no aprendizado das crianças e proporciona momentos ricos de trocas e convivência.

Foi possível perceber nas crianças as expressões de alegria ao ver a grande quantidade de materiais disponíveis no local preparado para a proposta. Isabela Luísa, da turma do Pré, relatou: “Achei muito legal brincar lá, porque é diferente”.

Nos momentos de brincadeiras, as crianças podem atuar de forma criativa, utilizando a imaginação para construir narrativas lúdicas carregadas de significados, nas quais podem interagir, criar, inventar e atuar, fazendo as construções e modificações do seu interesse.