Restaurantes Populares ensinam a diminuir desperdício de alimentos

 

Quem se alimentou nos Restaurantes Populares administrados pela Ação Social do Paraná (ASP) no dia 29 de maio teve a possibilidade de adquirir um conhecimento que será útil para a vida toda.

Neste dia, a equipe dos Restaurantes Populares abordou os usuários ao final das refeições para falar sobre aproveitamento integral e consumo consciente dos alimentos, para evitar o desperdício.

Segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, a FAO, um terço de toda a comida produzida para o consumo humano no mundo é perdida ou desperdiçada. Isso representa 1,3 bilhão de toneladas de comida todos os anos.

Na América Latina e no Caribe, região em que 47 milhões de pessoas vivem em situação de fome, cerca de 15% dos alimentos disponíveis são desperdiçados. Somente com os alimentos perdidos no âmbito da venda – mercados, feiras e armazéns -, seria possível alimentar 30 milhões de pessoas.

“Muitas pessoas jogam no lixo alimentos que poderiam consumir. As cascas de frutas, por exemplo, podem ser utilizadas em bolos e doces”, aponta Priscila Brandalize, nutricionista do Restaurante Popular Matriz, que organizou a ação.

“Aqui no Restaurante Popular da Matriz e nos demais administrados pela ASP, nós utilizamos o conceito de aproveitamento integral. No dia de feijoada, nós picamos a folha da couve para a feijoada e fazemos farofa com o talo. É um exemplo simples de algo que pode ser feito em casa”, aconselha a nutricionista.

No folder distribuído aos usuários dos restaurantes durante a ação educativa, as nutricionistas organizaram informações sobre alimentos que podem ser aproveitados, como folhas e talos de legumes, cascas e entrecascas de frutas e sementes.

 

Confira abaixo receita de Arroz colorido com aproveitamento integral de alimentos:

Ingredientes:

• 6 xícaras de arroz cozido

• 1 beterraba pequena cozida e batida no liquidificador

• 1 cenoura cozida e batida no liquidificador

• 1 xícara de folhas verdes cozidas e batidas no liquidificador (almeirão, agrião, espinafre, folhas de cenoura, folha de brócolis, folha de couve-flor, mostarda etc.)

* utilizar legumes integralmente, com casca e talos

• Sal a gosto

Modo de Preparo:

Dividir o arroz em quatro partes. Uma ficará branca. Em outra parte, colocar arroz misturado com a beterraba; na terceira, misturado com cenoura e, na última, o com o purê de folhas. Colocar em uma forma o arroz branco e depois fazer camadas de arroz colorido até terminar. Apertar bem para poder tirar da forma.