Restaurantes Populares ajudam usuários a levar vida mais saudável

 

 

Nas três unidades dos Restaurantes Populares administrados pela ASP em Curitiba (Rui Barbosa, Fazendinha e Sítio Cercado), o objetivo principal é garantir a todas as pessoas o direito a uma alimentação saudável e de qualidade. Além de servir as refeições, os Restaurantes Populares também realizam, todos os meses, ações educativas, abordando os usuários para ajudá-los a terem melhor qualidade de vida. Em junho, a ação buscou orientar sobre os passos para uma alimentação saudável.

Segundo a nutricionista Camila Santiago de Lima, do RP do Fazendinha, responsável por elaborar o conteúdo desta abordagem, os usuários gostam destas orientações dadas pela equipe. “Vários usuários já me disseram que comer no restaurante popular os ajudou a perder peso. Era uma recomendação médica e eles não conseguiam mudar de hábitos em casa, mas a refeição saudável servida aqui os ajudou a melhorar”, relata a nutricionista.

Entre as recomendações realizadas pela equipe de nutrição dos Restaurantes Populares no mês de junho estão: fazer no mínimo três refeições diárias, preferir frutas a doces na sobremesa, combinar arroz e feijão sempre que possível, diminuir o sal, evitar tudo que não seja natural, tomar pelo menos dois litros de água por dia e praticar 30min de exercício físico diariamente.

 

CONFIRA ABAIXO AS DICAS PARA UMA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

1-  Faça pelo menos três refeições ao dia: Café da manhã, Almoço e Jantar. Além disso, faça dois lanches saudáveis por dia. Não pule as refeições e não exagere na quantidade.

2 – Inclua diariamente seis porções do grupo dos cereais, como arroz, milho e trigo; tubérculos, como as batatas; raízes, como a mandioca; e pães e massas nas refeições. ATENÇÃO: Dê preferência aos grãos integrais e aos alimentos na sua forma mais natural.

3- Coma diariamente pelo menos 3 porções de legumes e verduras como parte das refeições e 3 porções ou mais de frutas nas sobremesas e lanches.

4 –  Coma feijão com arroz todos os dias ou pelo menos 5 vezes na semana. Esse prato brasileiro é uma combinação completa de proteínas e é muito bom para a saúde.

5 – Consuma, no máximo, 1 porção por dia de óleos vegetais, azeite, manteiga ou margarina.

6 – Evite refrigerantes e sucos industrializados, bolos, biscoitos doces e recheados, sobremesas e outras guloseimas como regra da alimentação. Coma-os, no máximo, 2 vezes por semana.

7 – Diminua a quantidade de sal na comida e retire o saleiro da mesa.

8 – Beba pelo menos 2 litros (6 a 8 copos) de água por dia. Dê preferência ao consumo de água nos intervalos das refeições.

9- Torne sua vida mais saudável. Pratique pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias e evite as bebidas alcoólicas e o fumo.