ASP integrou organização de oficina para conselheiros de Segurança Alimentar e Nutricional

Ao final do mês de junho, a Ação Social do Paraná teve um papel importante para fortalecer as políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) na região de Curitiba. No dia 29, a entidade integrou a equipe de organização da Oficina de Formação para Conselheiros de SAN, realizada para representantes dos Conselhos Municipais de Curitiba e Região Metropolitana. Conselheiros Municipais ou Estaduais são representantes da sociedade civil ou de órgãos governamentais, que atuam de forma voluntária para propor diretrizes e monitorar as políticas públicas de determinada área.

“A oficina foi um momento importante, pois tivemos um dia inteiro de atividades em que pudemos fortalecer junto aos conselheiros o papel deles na promoção das políticas de Segurança Alimentar e Nutricional em suas cidades”, comentou a nutricionista Tammy Kochanny, representante da ASP no Conselho Estadual – Consea-PR. Atuaram na organização da oficina, além de Tammy, os conselheiros Maria Tereza Gomes, Regina Lang, Silvia Rocha, Ari Frozza e a secretária executiva da Coresan de Curitiba e Região, Alzimara Bacellar.

“Discutimos como cada um se situa no Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, falamos sobre as funções dos conselheiros e, em conjunto, construímos um conceito sobre a missão de representar a população na defesa das políticas voltadas para a área”, comentou Maria Teresa. Sobre essa missão, ela lembrou a importância dos conselheiros em acompanhar a formulação das leis, de acompanhar a formulação de planos municipais, informar e mobilizar a sociedade e exigir do poder público a correta execução destes planos.

A oficina foi realizada pela Coresan – Comissão Regional de SAN de Curitiba e Região Metropolitana, órgão colegiado vinculados ao CONSEA-PR e teve como base o Caderno do Conselheiro, que pode ser acessado aqui.