Semana de formação para equipes dos CEIs Brilho do Sol e Bom Pastor


Toda a equipe do CEI Brilho do Sol e do CEI Bom Pastor está reunida nesta semana – de 23 a 27 de julho -, participando de uma etapa da Formação Continuada. As gestoras destas duas unidades de educação infantil administradas pela Ação Social do Paraná (ASP), Gisele Figueiredo e Andreia Alfaz, explicam que a formação era prevista no convênio com a Secretaria Municipal de Educação e que todo o conteúdo foi planejado para envolver ao máximo as professoras e equipe, de modo que elas aproveitem a oportunidade para potencializar suas competências.

“Nesta semana, temos trabalhado o aprofundamento de documentos técnicos da área, mas também abrimos espaço para formações voltadas à valorização humana, desenvolvendo aspectos diversos relacionados a fatores profissionais e também pessoais”, comentaram as gestoras, complementando: “É fundamental que a gente trabalhe este aspecto emocional, complementando a questão técnica, pois isso reflete no trabalho realizado lá na ponta, que é o dia a dia com as crianças”.

Além dos aprendizados previstos na semana, Gisele e Andreia destacam que esta atividade formativa tem sido importante para a integração do grupo, compreendendo que todas fazem parte da Ação Social do Paraná e percebendo que trabalhar em conjunto sempre possibilita um trabalho mais qualificado.

A formação segue até sexta-feira. Nesta quarta-feira, 25, além das profissionais da Educação Infantil, a formação participou também a equipe do Asilo São Vicente de Paulo, unidade que também é mantida pela ASP. Neste dia, a profissional de marketing e professora Lucia Helena Rahmé, ministrou a palestra: “Ser competente. Ser integral. Ser Feliz”, encantando a equipe com uma fala voltada para a compreensão de que somos todos seres integrais, e que toda a vida pessoal influencia no aspecto profissional. “Temos que saber cuidar primeiro de nós, de nossa família, para poder refletir no sucesso profissional”, afirmou, trazendo, entre as propostas, o desafio que que todos busquem potencializar qualidades, mais do que buscar mudar defeitos. No período da tarde, o empresário Jorge Carvalho de Oliveira Jr conversou com as equipes sobre técnicas relacionadas ao desenvolvimento pessoal e profissional, reforçando conteúdos trabalhados no período da manhã, comentando, como “comunicar gratidão gera emoções positivas, entusiasmo, felicidade e otimismo e como o hábito de agradecer precisa ser muito forte em nossas vidas”. Para ele, o estabelecimento de metas pessoais é um exercício que todos precisam realizar para poder crescer.