Formação Continuada contribui para crescimento profissional e pessoal das equipes dos CEIs

Entre 23 e 27 de julho, o período em que as crianças estiveram em férias foi de formação continuada para as colaboradoras dos dois CEIs mantidos pela ASP: o Bom Pastor e o Brilho do Sol. O envolvimento e aceitação das professoras foi muito positivo em termos de conteúdos e também para a integração entre profissionais de diferentes unidades.

As atividades incluíram palestras que trataram de aspectos técnicos da Educação Infantil, sem deixar de lado questões de desenvolvimento pessoal e até emocionais. Para as gestoras dos dois CEIs, Gisele Figueiredo e Andreia Alfaz, é importante manter esse equilíbrio: “Durante a semana, trabalhamos o aprofundamento de documentos técnicos da área, mas também abrimos espaço para formações voltadas à valorização humana, desenvolvendo aspectos diversos relacionados a fatores profissionais e também pessoais”, apontam as gestoras, destacando também que “quando trabalhamos aspectos emocionais, por exemplo, permitimos uma melhoria no trabalho, refletindo no dia a dia com as crianças”.

O voluntário Krigor Felipe da Silva promoveu a primeira atividade com a equipe, levando novidades brincantes, desafio e muita animação. Em seguida ocorreu a palestra sobre Ética Profissional e a tarde com Motivação – a busca dos sonhos dada de forma dinamizada. Na terça, 24, foi momento de atualização técnica sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), contando com dinâmicas e trabalhos em grupo. Na quarta, a equipe foi para o Asilo São Vicente de Paulo, outra unidade mantida pela ASP. Lá, junto com a equipe do Asilo, elas assistiram à palestra de Lúcia Helena Rahme, com o tema “Ser competente. Ser integral. Ser feliz.”. À tarde teve um momento de desenvolvimento pessoal e profissional com o empresário Jorge Carvalho de Oliveira Júnior, o qual trouxe técnicas de coaching para implementar-nos em nossos dias.

Na quinta-feira pela manhã, houve uma palestra sobre Neurobiologia. Durante a tarde, muitas colaboradoras se emocionaram com a exibição do filme “Extraordinário”, que trata da história de um garoto com uma deformidade facial, o qual é matriculado em uma escola regular e sofre bullyng. Depois do filme, foi feita uma roda de conversa sobre o tema. Na sexta-feira no período da manhã, contamos com a professora Mayara Cristina Semann a respeito da Literatura Infantil, enaltecendo sua importância e relevância no cotidiano das crianças. Houve também nesta manha diálogo sobre o Brincar Heurístico, utilização de material de largo alcance na produção de brinquedos junto com as crianças, ministrado pela professora Naymin Adame. Durante a tarde, uma fala sobre musicalização com a profissional Vera Lunardi da SME do Departamento de Educação Infantil, teve participação das professoras, contando com momento de brincadeiras em roda.


A equipe demonstrou grande integração e interesse nos assuntos tratados. A professora Naymin Adami Silva, do CEI Brilho do Sol, teve a oportunidade de apresentar uma palestra para as suas colegas pela primeira vez, e contou que, apesar do nervosismo, foi uma experiência bastante construtiva: “Quando eu fui dar a minha palestra, fiquei bem nervosa, mesmo sendo um tema que domino bem. Mas foi ótimo, vejo que é importante sair da zona de conforto. Estudei bastante para a apresentação e grupo de uma forma geral demonstrou bastante interesse e respeito. Elas participaram, perguntaram, interagiram e isso me deixou bem feliz, bem mais segura”, ela conta. Naymin destacou, durante a semana, a importância do desenvolvimento pessoal proporcionado: “A gente cresce com o conhecimento que as profissionais externas nos transmitiram e eu sei que estando bem, a gente faz bem nosso trabalho com as crianças”.

Já a professora Dayane Aparecida Mendonça Calhari, do CEI Bom Pastor, destacou a palestra sobre neurobiologia. No geral, ela percebeu a diferença que as atividades de capacitação podem fazer na atividade profissional dela: “Foi uma semana muito produtiva, com temas de muita relevância, ampliando nossa forma de trabalhar com as crianças”.

A capacitação teve sequência também nos dias 31 de julho e 01 de agosto com a participação das equipes na Semana de Estudos Pedagógicos. Nestes dias houve no Parque Barigui, a Expo Educação, organizada pela Secretaria Municipal de Educação de Curitiba. Durante os dois dias as professoras tiveram a oportunidade de participar de oficinas voltadas para a Educação, conhecer os setores da administração pública e ainda participar de palestras com os temas: Avaliação Mediadora e Contação de Histórias, entre outras atividades disponibilizadas.