‘Melhoria contínua do trabalho’ e ‘integração entre as equipes’ foram os destaques da Semana de Capacitação da ASP

“Não vimos o dia passar, foram momentos de muito proveito para todos os setores da ASP,”. Esse foi um dos comentários mais comuns entre os colaboradores da ASP sobre a Semana de Capacitação da Ação Social do Paraná, a CapacitASP, realizada de 19 a 27 de setembro deste ano. Durante esta semana, cada pessoa que exerce papel de liderança nas unidades, setores e projetos da ASP teve a oportunidade de participar de formações que deverão impactar na melhoria contínua do trabalho da instituição. A semana foi um momento de alinhar a visão dos gestores da ASP para que todos caminhem com o mesmo propósito, com a mesmos padrões de atendimento ao usuário e aos colaboradores. 

Para a gestora do Centro de Educação Infantil Bom Pastor, Gisele Figueiredo, a capacitação foi importante para que todos estejam preparados para enfrentar as dificuldades e demandas do dia a dia. “A gente também precisa se fortalecer e se olhar enquanto gestor para que a qualidade do trabalho seja melhorada continuamente”, acrescenta. Além disso, ela destaca que um dos assuntos mais abordados durante a semana foi a coletividade. “Mesmo tendo as nossas demandas e a diversidade de atendimento da mantenedora, juntos, nós fazemos acontecer e conseguimos ter reconhecimento da sociedade e dos próprios atendidos”, diz.

É o que também relata Inês Barbosa, gestora do Asilo São Vicente de Paulo. “Nós pudemos perceber que, juntos, nós formamos uma grande equipe que trabalha para o bem comum”, afirma. Ela ressalta a questão do fortalecimento dos setores e do trabalho e cada um e enfatiza: “somos todos do mesmo time e jogamos para ganhar”.

Para Cristiane Rodrigues e Rafaela Jaworski, do setor de compras, o ponto alto da Capacitação foi a palestra sobre ética profissional, realizada no dia 25 de setembro: “Foi espetacular e muito proveitoso para todos os setores, desde a função mais simples até a mais complexa”, contam. As nutricionistas Ariadne e Priscila, que atuam nos Restaurantes Populares administrados pela ASP, concordam: “como líderes de equipes, nós precisamos ser muito éticos, e é muito bom lembrar disso durante as capacitações”.

Além do conhecimento agregado, outro ponto destacado foi a integração entre as equipes que trabalham nas diferentes áreas de atuação da ASP. Jacson Lucas, do setor de Recursos Humanos da ASP, comentou que a parte mais importante foi a oportunidade de cada um em conhecer melhor as outras áreas da instituição, principalmente para saber quais são as responsabilidades de cada uma. “A capacitação gerou uma abertura de conhecimento interdisciplinar das equipes e os temas proporcionaram a simpatia com aquilo que o outro está fazendo, para que possamos ir além da exigência e cobrança”, diz.

Confira nas fotos alguns dos momentos da Semana de Capacitação da ASP: