Serviço: Unidades de Saúde de Curitiba têm programação especial para o Outubro Rosa

A ASP está participando da campanha Outubro Rosa 2018, com a proposta de divulgar para a sociedade  a importância da prevenção ao câncer de mama, além de incentivar a equipe de colaboradoras a tomar atitudes de prevenção. Assim, divulgamos a seguir a programação da Prefeitura de Curitiba durante este mês, para chamar a atenção da população sobre o autocuidado e os exames de rotina para prevenção e detecção precoce do câncer de mama e do colo de útero.

São ações como coleta de preventivo, solicitação de mamografia para mulheres que estão na faixa etária alvo (50 anos ou mais), palestras nas salas de espera com conscientização sobre o autocuidado. 

Confira a programação completa das unidades de saúde clicando aqui!

Algumas atividades especiais:

A Unidade de Saúde Santa Felicidade promove campanha de arrecadação de lenços para mulheres que passaram por quimioterapia. 

A unidade Parigot de Souza realiza uma caminhada pela saúde no dia 18 de outubro, com saída às 9h30 do posto.

No Cajuru, a unidade de saúde São Domingos promove orientações sobre cuidado com os pés (24/10), aulas de maquiagem e cuidado com a autoestima (17/10).

No Portão, a unidade Parolin faz uma caminhada no dia 18, saindo do posto a partir das 8h30. No dia 24 é a vez da caminhada promovida pela unidade de saúde Vila Guaíra.

CUIDADOS

O câncer de mama é o câncer que mais causa morte entre as mulheres, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). O risco cresce, principalmente, após os 50 anos.

Por isso, diagnóstico e tratamento precoce são essenciais para a cura. Em Curitiba, a acompanhamento da saúde da mulher pode ser feito nas 111 unidades básicas de saúde. É a unidade que encaminha a mulher para a realização da mamografia em um dos prestadores de serviço da rede.

Para mulheres com 50 anos ou mais, a mamografia de rotina é feita a cada dois anos. Quem tem ou teve algum familiar com câncer de mama ou de ovário, deve procurar orientação na unidade de saúde para realização precoce de acompanhamento.

Outra recomendação é a realização periódica do autoexame das mamas. Caso alguma alteração seja encontrada, deve-se procurar um profissional de saúde. 

Fonte: Prefeitura de Curitiba