Projeto intergeracional no CEI Brilho do Sol é selecionado para ser apresentado em seminário

Entre 6 e 9 de novembro de 2018 acontece em Curitiba o 12º Seminário da Educação Infantil, promovido pela Prefeitura, reunindo especialistas, gestores, pedagogos e professores. Neste ano, o CEI Brilho do Sol estará entre as instituições de educação infantil selecionadas para apresentar experiências inspiradoras de práticas realizadas junto às crianças.

O CEI apresentará o Projeto Intergeracional – encontros realizados entre as crianças de 1 a 5 anos atendidas no local com as idosas que vivem no Asilo São Vicente de Paulo.

O projeto tem sido colocado em prática nas unidades administradas pela Ação Social do Paraná desde 2015. A gestora do CEI, Andreia Alfaz, explica que este foi o primeiro ano que a unidade inscreveu projetos para o seminário e acredita que foi selecionado pois o convívio intergeracional tem o potencial de valorizar os saberes tanto das crianças como das idosas, gerando benefícios para ambas faixas etárias.

Os encontros entre as gerações com idades tão distantes são realizados com a ideia de criar momentos de interação que oportunizam o diálogo, intercâmbio de vivências e experiências e demonstrações de afetividade entrelaçando as gerações.

“Para as idosas, os encontros possibilitam a valorização de suas sabedorias, permitem o resgate da sua autoestima e vitalidade e o fortalecimento dos laços afetivos. Para as crianças esse contato propicia a ampliação do olhar sobre a diversidade humana e a percepção de si e do outro”, afirma o CEI no resumo do projeto.

Confira no vídeo como foi o encontro realizado em agosto de 2018: