Nutrição na prevenção de doenças renais é tema de ação educativa nos Restaurantes Populares da ASP

 

Frequentadores de três dos Restaurantes Populares de Curitiba receberam orientações sobre como prevenir doenças renais através de uma alimentação balanceada. A iniciativa faz parte das ações educativas realizadas ao fim de cada mês pela equipe da Ação Social do Paraná nas unidades Matriz, Fazendinha e Sítio Cercado. O objetivo é conscientizar os frequentadores a respeito da importância de hábitos saudáveis, principalmente a alimentação.

O tema do mês de setembro foi “Nutrição na doença renal” e a equipe da ASP conversou com os frequentadores dos restaurantes e distribuiu folders nas filas. O material contém informações sobre a anatomia e as funções dos rins, as doenças mais comuns que podem afetá-los e orientações para prevenção dessas doenças através de uma alimentação balanceada.

Segundo Camila Santiago, nutricionista do Restaurante Popular do Fazendinha, para prevenir doenças renais é preciso ter uma dieta saudável à base de vegetais, alimentos integrais e carnes magras, além de beber pelo menos 2 litros de água por dia. O que se deve evitar é o consumo excessivo de açúcar, sódio, alimentos industrializados e bebidas alcoólicas.

A ação educativa de setembro foi mais voltada para quem já possui algum tipo de problema nos rins, de acordo com Camila. Por esse motivo, o público que mais demonstrou interesse na ação foram os idosos. “Eles são bem receptivos, principalmente porque muitos já têm doenças renais, então eles gostam muito de conversar e de tirar dúvidas”, afirma a nutricionista.