Centro Dia recebe a visita de estudantes de intercâmbio da PUC-PR


Estudantes de intercâmbio vindos da França, do México e da Colômbia participaram na manhã desta quarta-feira (06) de uma atividade de integração com idosos do Centro Dia. Os 9 jovens visitantes estão no Brasil participando de um intensivo de português promovido pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Por indicação do Projeto Comunitário da universidade, que já mantém parceria com a Ação Social do Paraná-ASP, mantenedora do Centro Dia, os jovens foram conhecer a instituição. Guilherme Minetto, do Intercâmbio da PUC-PR, explicou que está “no DNA” do Projeto Comunitário promover o engajamento dos estudantes com a sociedade. Assim, além dos intercambistas aprenderem uma nova língua – o português – eles também têm a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o Brasil. Para que os alunos possam se formar é obrigatório cumprir uma carga horária de participação no Projeto.

A coordenadora do Centro Dia, Cláudia Hernandez, acolheu os visitantes e explicou o funcionamento da instituição. “A proposta do Centro Dia é promover a socialização dos idosos. As atividades que realizamos são um meio para alcançar este objetivo”, afirmou.

Cláudia também falou da importância de conhecer como se dá o cuidado com a pessoa idosa. Ela alertou para o fato de que o Brasil está envelhecendo – até 2025 será o 6º país do mundo em número de pessoas idosas – e que, por esta razão, é preciso garantir os direitos desta população, assegurando a efetivação de políticas públicas.