Encerramento das atividades do CEI Brilho do Sol

O Centro de Educação Infantil Brilho do Sol encerrou suas atividades no final de 2018, entregando o prédio à Secretaria Municipal de Educação (SME) e rescindindo o contrato de prestação de serviços. A decisão pelo encerramento se deu devido à baixa demanda de crianças na faixa etária de 1 a 5 anos a serem atendidas na região, pois nos últimos anos houve inaugurações de novos Centros Municipais de Educação Infantil e a absorção de crianças a partir dos 4 anos pelas escolas municipais de ensino fundamental.

Aliado à baixa demanda, a parceria com a SME era estabelecida com pagamento por criança matriculada, e o número reduzido que estava sendo atendido pela unidade não era suficiente para a manutenção financeira. Sem recursos próprios para manter a unidade, a Ação Social do Paraná buscou os responsáveis na SME e houve acordo pelo encerramento da unidade. Todas as crianças atendidas foram matriculadas em unidades municipais na região para dar continuidade ao atendimento no ano de 2019.

Realizou-se reunião com as famílias, em conjunto com a SME, para a informação de encerramento e orientações sobre em qual unidade cada criança seria atendida em 2019.

Durante os sete anos de gestão do CEI Brilho do Sol, a Ação Social do Paraná – ASP contribuiu com o direito à educação das crianças da comunidade. Fez importantes contribuições para o desenvolvimento comunitário, uma vez que, era referência para as famílias ao buscarem orientações e direitos de suas crianças.

Encerramos nossa atuação no território do Tatuquara com reconhecimento comunitário na garantia de direitos nas áreas de Assistência Social e Educação Infantil. Agradecemos a parceria das famílias, da comunidade, bem como da rede pública municipal, empresas e voluntários que durante os sete anos se dedicaram em conjunto com a ASP para a execução das atividades as crianças da comunidade do Tatuquara.