Cursos superiores para quem deseja trabalhar com o terceiro setor

Lista de algumas opções de cursos para interessados em atuar com o desenvolvimento social

Atuar com projetos e programas voltados ao desenvolvimento do terceiro setor é o objetivo de diversos estudantes. Não há um curso específico que prepare o profissional para esse segmento, sendo possível que diferentes áreas adequem os seus conhecimentos para as atividades voltadas ao bem estar social.

Como exemplo é possível citar o curso de Direito. Com essa graduação o profissional conta com um amplo mercado de trabalho e uma das possibilidades é auxiliar as instituições do terceiro setor com as questões jurídicas envolvidas em sua atuação.

No entanto, há algumas formações que costumam atrair os profissionais interessados em trabalhar com ONGs e políticas sociais e até mesmo incluem em sua grade curricular disciplinas específicas na área. Pensando nisso, separamos os cursos para quem deseja trabalhar com o terceiro setor. Confira:

Relações Públicas

O curso de Relações Públicas é uma graduação da área de Comunicação Social que forma profissionais para intermediar o relacionamento entre as organizações e os seus diferentes públicos. O bacharel ou bacharela em relações públicas pode atuar em diferentes segmentos, desde empresas de pequeno, médio e grande porte dos mais diferentes setores a instituições do terceiro setor.

Na comunicação para o terceiro setor, o profissional deve desenvolver estratégias que possibilitem a organização melhorar o diálogo com a sociedade, ampliar a sua visibilidade e o alcance das suas ações. A duração média do curso é de quatro anos.

Produção Cultural

O curso de Produção Cultural prepara o estudante para atuar profissionalmente no campo da cultura, seja na esfera pública ou privada. A graduação pode ter duração média de quatro anos quando ofertada com a titulação de bacharelado ou de dois anos nos casos do tecnólogo em Gestão e Produção Cultural.

É bastante comum que produtores culturais atuem diretamente com o terceiro setor, por ser um segmento com grande efervescência cultural, com diferentes projetos para a área da música, dança, teatro, poesia, literatura, entre outros.

Gerenciamento de Projetos ou Programas Sociais

Essa pós-graduação que pode ser realizada por profissionais de diferentes áreas interessados em se qualificar para atuar no terceiro setor, compreendendo as suas características próprias. A especialização em Gerenciamento de Projetos ou Programas Sociais possui duração entre um e dois anos e pode ser feito presencial ou na modalidade de ensino a distância.

Fonte: E+B Educação | Gabriele Silva