Asilo São Vicente promove integração com voluntários

Os voluntários são fundamentais para o trabalho do Asilo São Vicente de Paulo. Com sua dedicação e carinho, contribuem para a melhoria do bem-estar, saúde mental e qualidade de vida das idosas. Por esta razão, a instituição promoveu, no dia 15 de março, um momento de integração com os voluntários.

O encontro contou com a presença de mais de trinta pessoas, que colaboram nas mais diversas atividades: oficinas (música, artesanato, pintura de tela e pano de prato, salão de beleza, costura, contar histórias), visita solidária, Escolinha da Vovó, Horta Comunitária, dentre outras.

Para Fred Dias, do Setor de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) da Ação Social do Paraná – ASP, a tarde foi de gratidão e celebração. “Graças à contribuição destas pessoas é que o Asilo tem se tornado cada vez melhor”, afirmou.

Inês Barbosa, diretora do Asilo, destacou que a casa conta com 170 funcionários, mas mesmo assim a colaboração de voluntários é essencial. A instituição preza pela garantia dos direitos das 150 moradoras. “Muitas idosas cresceram com violações de direito. É preciso que a sociedade enxergue estas pessoas em situação de vulnerabilidade”, enfatizou Inês.

Atuando como voluntária no Asilo desde 2002, Ana Mariane é responsável pelo Bazar da Vovó. Ela incentivou os demais voluntários: “Motivem estas pessoas para que fiquem. Vivam um pouco, assumam um pouco, que vocês vão ver o lado bom deste trabalho”.

Cada um dos voluntários presentes pôde expressar o que sente. As falas expressaram emoção, felicidade e gratidão. “Eu encontro alimento para a alma e dou um pouco do meu afeto”, disse Marisa, uma das voluntárias.

Como ser um(a) voluntário(a)?

Atualmente, o Asilo São Vicente de Paulo conta com mais de sessenta voluntários. A instituição segue rigorosamente a lei 9.608/98, que disciplina o serviço voluntário no país.

Para ser um(a) voluntário(a) você pode preencher o formulário disponível neste link e seguir as instruções.

Confira as fotos da integração