Crianças em conexão com elementos da natureza


Na era da tecnologia, como conectar a infância com a natureza? Investir em uma educação mais sensível às questões atreladas à preservação da natureza é uma forma de ensiná-las sobre a importância do meio ambiente e de uma rotina mais verde.

“O déficit de natureza na vida das crianças é muito grande. Quando a criança está em um espaço prazeroso, onde há um contato mais direto com a natureza, todo o seu potencial se abre para a construção do conhecimento. Esse é um dos fatores que facilita muito o aprendizado dos nossos alunos”, afirma a professora Paôla, do Centro de Educação Infantil Bom Pastor.

O CEI promoveu uma atividade em que as crianças puderam ter este contato. “Foi magnífico ver o entusiasmo de cada criança na oportunidade que eles tiveram em presenciar o pousar e levantar voo de um pássaro em uma árvore no CEI. Pudemos observar que algumas crianças compreenderam na prática de que as aves precisam bater as asas para que possam voar”, relatou a professora Deisy.

A natureza é importante para o desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos: intelectual, emocional, social, espiritual e físico, pois nesta atividade extra classe podemos observar a socialização entre as crianças, assim como o desenvolvimento da imaginação de cada uma, onde uma enxada de brinquedo vira uma picareta e pequenos terrões transformam-se em pepitas de ouro.