Hortaliças plantadas pelas idosas são servidas no almoço do Asilo São Vicente

Na ensolarada manhã do dia 4 de abril as idosas do Asilo São Vicente de Paulo realizaram a colheita das hortaliças cultivadas na Oficina de Horta, realizada quinzenalmente sob supervisão técnica e auxílio de voluntários.

As hortaliças foram destinadas ao setor de nutrição e cozinha para higienização e consumo. “Que beleza, nós plantamos e vamos comer nossas alfaces no almoço! Formidável”, disse uma das idosas, de 95 anos, entusiasmada. “É muito legal. Todas vão saber que nós que plantamos o almoço!”, disse outra moradora animada, de 65 anos.

A Oficina de Hora é uma atividade de cunho terapêutico, que tem como objetivos promover a socialização entre as idosas, estimular a convivência, desenvolver uma atividade ocupacional, trabalhar a “responsabilização” através do cuidado com a planta e auxiliar na autoestima e auto-cuidado das idosas.

A responsabilidade de cuidar apresenta-se repleta de afeto, carinho, dedicação, tempo e habilidade. Outra idosa, de 65 anos, relacionou a experiência da colheita com nossa vida: “É plantando que se colhe. Se você for alguém bom, plantará coisas boas. Se você for ruim, colherá o mesmo”.

Para a equipe multidisciplinar é muito gratificante ver o entusiasmo das idosas com esta nova oficina, a qual não seria possível sem o auxílio dos voluntários e dos parceiros que gentilmente doam habilidade, tempo e afeto no Asilo São Vicente de Paulo.

A vocês, em nome de nossas idosas: Muito Obrigada! Pois “foi o tempo que dedicaste à tua rosa que fez dela tão importante” (O Pequeno Príncipe).