Migrantes acolhidos na Casa Dom Oscar Romero recebem apoio da comunidade

Deixar o país de nascimento para buscar uma nova vida em um país de costumes e culturas diferentes não é simples e nada fácil. Por isso, acolher o migrante e oferecer a ele condições de manutenção e oportunidades é muito importante.

Este acolhimento faz parte da missão da Ação Social do Paraná, que é realizar trabalho social com famílias em situação de vulnerabilidade e risco social, em parceria com a rede sócio-assistencial, através de ações que visam resgatar a dignidade humana e a cidadania plena.

Neste sentido, a coordenação da Casa de Acolhida Dom Oscar Romero, mantida pela Ação Social do Paraná, tem buscado apoio da comunidade para atender os cem migrantes acolhidos desde fevereiro.

Estas são algumas das ações realizadas por parceiros e voluntários:

Desbravadores e Coral da Igreja Adventista

O grupo de Desbravadores da Igreja Adventista promoveu uma ação no dia 23 de março. No dia 16 de abril foi a vez do Coral da Igreja Adventista fazer uma visita e entregar muitas doações.

Projeto Hospitalidades

Integrantes do Projeto Migração, Refúgio e Hospitalidade, da Universidade Federal do Paraná (UFPR), estiveram na Casa de Acolhida no dia 13 de abril realizando uma ação. Teve brincadeira com massinha, pintura, muitos desenhos para colorir e entrega de ovos de páscoa, além da apresentação da Cia de Teatro GiKlaus com o “Teatro que faz sorrir e pensar”.

(Fotos: Priscila Costa)

Oficina de Artes

Também no dia 13 de abril a Paróquia Santa Terezinha promoveu uma ação com as crianças e adultos de pintura e confecção de pulseiras, brincos e chaveiros de miçanga.

Ação do Curso de Enfermagem da Faculdade Pequeno Príncipe

O cuidado com a saúde dos migrantes acolhidos também é essencial. Por esta razão, o Curso de Enfermagem da Faculdade Pequeno Príncipe realizou uma ação no dia 13 de abril com medição de pressão, glicemia, medição e pesagem dos acolhidos. Esta foi a segunda ação realizada, a primeira aconteceu no dia 30 de março.

Aulas de português

O professor Allan, membro da Igreja Batista, esteve na Casa de Acolhida no dia 13 de abril para ministrar aulas de português aos migrantes acolhidos. Ações como esta são muito importantes para facilitar a integração e o contato dos migrantes com a comunidade.

Visita de estudantes do Colégio da Polícia Militar

No dia 15 de abril alunos e integrantes do Colégio da Polícia Militar (CPM) estiveram na Casa de Acolhida entregando doações e brincando com as crianças abrigadas.

 

Saiba mais sobre a Casa de Acolhida Dom Oscar Romero