Restaurantes Populares dão orientações sobre consumo de carboidratos


Os Restaurantes Populares da Matriz, Fazendinha e Sítio Cercado realizaram no mês de abril uma ação de educação alimentar que orientou os usuários sobre o consumo de carboidratos, principal fonte de energia do organismo.

Muitas pessoas acreditam que quanto menos carboidratos consumirem, mais saudáveis e magros ficarão. No entanto, as pesquisas ao longo do tempo mostram que isso não é verdade. Os carboidratos são um grupo de alimentos energéticos e devem representar aproximadamente 45% a 65% das calorias totais diárias.

O que são os carboidratos

São moléculas orgânicas que se constituem na principal fonte energética do organismo. Sua absorção é feita no intestino por meio de uma série de enzimas digestivas presentes no órgão. Os carboidratos ingeridos pela alimentação são utilizados imediatamente ou armazenados na forma de glicogênio no fígado e músculos. Em geral, os carboidratos são divididos em tipos simples, tais como frutose e glicose, e tipos complexos, como amido e celulose.

Tipos de carboidratos

Os carboidratos podem ser classificados em três grupos: monossacarídeos, dissacarídeos e polissacarídeos.

Os monossacarídeos são açúcares muito simples, e seus principais representantes são a glicose (fabricada pelos vegetais durante a fotossíntese), a frutose (encontrada no mel) e a galactose (presente no leite). Os monossacarídeos são solúveis em água.

Os dissacarídeos são formados pela união de dois monossacarídeos, e seus representantes mais conhecidos são a sacarose e a lactose. Os dissacarídeos são solúveis em água.

→ Sacarose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de frutose. A sacarose é o açúcar que consumimos em casa, que usamos em nosso café, sucos, doces etc. Esse carboidrato pode ser encontrado principalmente na cana-de-açúcar e na beterraba.
→ Lactose: formado por uma molécula de glicose e uma molécula de galactose. É o açúcar encontrado no leite, e é a principal fonte de energia para o bebê durante a amamentação.

Os polissacarídeos são formados pela união de centenas, e até mesmo milhares, de monossacarídeos e não são solúveis em água. Os exemplos mais conhecidos de polissacarídeos são:

• Amido: principal fonte de energia em nossa alimentação. As plantas utilizam o amido como reserva de energia, e por isso podemos encontrá-lo no interior de caules, mas principalmente nas raízes, tubérculos e sementes.
• Celulose: a celulose é o principal componente da parede celular dos vegetais.

Função dos carboidratos

A principal função dos carboidratos é dar energia ao organismo. Tal função é essencial, pois é a partir da energia garantida por estas moléculas que todas as células do corpo se habilitam a desempenhar suas funções metabólicas.

Alimentos ricos em carboidratos

Geralmente, as fontes de carboidratos mais citadas são o trio pães, massas e bolos. Além deles, os cereais, a batata e demais tubérculos, o mel e a tapioca também são alimentos ricos em carboidratos. As frutas, por conterem frutose, também são fontes de carboidratos.

Carboidrato engorda?

Justamente pelo fato de estarem associados ao grupo pães, massas e bolos, os carboidratos são vistos de maneira geral como contraindicados para pessoas que desejam perder peso. No entanto, seus malefícios em uma dieta estão associados ao tipo de carboidratos ingeridos e sua quantidade. Doces em excesso ou mesmo pães e massas não vão garantir a perda de peso. Porém, o consumo de bons carboidratos é essencial para um emagrecimento saudável já que, ao aportar energia, os carboidratos exigem que o organismo queime gordura no momento da prática de atividade física.