Educar para a felicidade foi tema de workshop no CEI Bom Pastor

A Educação Positiva educa para o Caráter e para o Bem-Estar

Durante a Semana Pedagógica do Centro de Educação Infantil Bom Pastor foi realizado, no dia 15 de julho foi realizado, um workshop que teve como tema “Educar para a felicidade”. A atividade foi conduzida pela Especialista em Educação Transformadora Sirlei Weber, que também é certificada em Nanodegree em Psicologia Positiva pela Wiegrow e Coursera Course Certificates Positive Psychology: Martin E. P. Seligman’s Visionary Science.

Para a atividade foram realizadas, inicialmente, ações de autoconhecimento do educador, com apresentação de temas de Inteligência Positiva, Psicologia Positiva e Forças de Caráter, que foram explorados de forma teórica e prática.

Na sequência, Sirlei abordou o tema Educação Positiva, refletindo com as educadoras sobre o que os pais esperam da escola e o que a escola ensina, ressaltando que existe um espaço para ensinar sobre a educação para o caráter e para o bem-estar. “É possível incluir nas atividades de rotina ações para inspirar gentileza, empatia, gratidão, e com isso as crianças crescem num ambiente de respeito melhorando o comportamento e o desempenho escolar”, disse Sirlei.

Para a pedagoga Tatiana Lécio, o professor precisa se perceber e estar atento se o seu comportamento como professor tem sido positivo em sala de aula.

Finalizando o encontro, que teve excelente interatividade, a palestrante também falou sobre por onde começa a mudança e os ingredientes mais importantes do desenvolvimento positivo. Cintia Suplicy, psicóloga com certificação internacional em Psicologia Positiva que acompanhou a apresentação, destacou: “Quando fazemos pequenos movimentos em nossa rotina, já temos melhoras significativas. A equipe se manteve muito engajada com as práticas apresentadas pela Sirlei, que possibilitaram a troca e a reflexão sobre o dia a dia na escola. As participantes se mostraram interessadas e abertas ao aprendizado”.

 

Confira fotos da atividade