Comissão discute participação da ASP em Conferências e outros espaços de controle social

A Comissão Institucional de Controle Social (CICS), criada com o objetivo de fortalecer as causas defendidas pela Ação Social do Paraná nos mecanismos de participação e controle social, voltou a se reunir nesta quarta-feira, dia 14, para discutir as últimas ações da ASP nestes espaços.

A instituição está presente atualmente no Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI), Conselho Municipal de Saúde, Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa e Fórum Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa.

Nesta reunião, a CICS discutiu assuntos como a participação de representantes da ASP na Conferência Nacional de Saúde e na Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional,  além de informes sobre os outros espaços onde a instituição está inserida.

“Democracia e Saúde” foi tema da Conferência Nacional de Saúde

José Araújo da Silva; Inês Barbosa; Regina Riba, Projetos Autosustentáveis da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI); e Ana Maria Ferreira Melo, Coordenadora Diocesana-DF da PPI

A 16ª Conferência Nacional de Saúde (8ª+8) foi realizada em Brasília nos dias 4 a 7 de agosto e contou com a participação do membro do Conselho Diretor da ASP e representante da instituição no Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), José Araújo da Silva, e da diretora do Asilo São Vicente de Paulo, Inês Barbosa.

O evento reuniu mais de 5.800 pessoas de todas as regiões do país. Foram 331 propostas aprovadas, 57 moções aprovadas, 4 dias de intensos debates, ato pela saúde, atividades autogestionadas, bate-papos, entrevistas, discursos, atividades culturais e muita luta pelo resgate do Sistema Único de Saúde – SUS pelas suas bases originais da Constituição de 1988.

A Conferência teve como eixos temáticos Saúde como Direito, Consolidação dos Princípios do SUS e Financiamento do SUS. Os participantes – delegados, observadores e convidados – se reuniram em 45 grupos para discutir as deliberações encaminhadas pelas Conferências Estaduais de Saúde.

O conselheiro José Araújo integrou a comissão organizadora desta Conferência e falou sobre os desafios para que o evento acontecesse – houve um corte de mais de 70% dos recursos destinados pelo Governo Federal, em comparação com a 15ª Conferência, realizada em 2015, dificultando até mesmo a locação de um espaço para sua realização.

O caderno de deliberações da 16ª Conferência deve ser finalizado em até 90 dias e será publicado em nosso site.

Conferência Estadual de Segurança Alimentar 

Nutricionista Tammy, como facilitadora em grupo de trabalho durante a Conferência

A Ação Social do Paraná também esteve presente na 5ª Conferência Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, representada pela nutricionista Tammy R. Kochanny Teixeira.

A ASP foi reeleita como entidade/conselheira titular estadual na 5ª Conferência Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba e Região Metropolitana, que ocorreu em 1 de julho de 2019, e representará então a CORESAN – Comissão Regional de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba e Região Metropolitana no CONSEA PR – Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional do Paraná. A posse ocorreu no último dia da Conferência Estadual. A ASP integra também o Conselho Municipal de Curitiba.

Das discussões realizadas na Conferência Estadual, as propostas elaboradas resultarão um conjunto de ações e diretrizes para aperfeiçoar políticas públicas de acesso a alimentos de qualidade, melhoria do abastecimento, sustentabilidade, futuro da agricultura familiar, redução de desperdício, entre outros. O intuito é que as propostas integrem o Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional para o quadriênio 2020-2023.

Sociedade Civil irá realizar Conferência de Assistência Social

O Governo Federal não deve realizar a XII Conferência Nacional de Assistência Social, que teve sua convocação aprovada na última reunião do Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS). Diante disso, Inês Barbosa relatou que movimentos sociais e organizações da sociedade civil estão se mobilizando para realizar a Conferência Nacional Democrática de Assistência Social em novembro deste ano.

Para mais informações sobre a Conferência Democrática acesse o site e a página no Facebook 

XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba acontecerá em setembro

Representantes da ASP também participarão da XIII Conferência Municipal de Assistência Social de Curitiba, que acontecerá nos dias 17 e 18 de outubro. Em agosto o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) e a Fundação de Ação Social (FAS) realizam pré-conferências regionalizadas.

A diretora do Asilo São Vicente de Paulo, Inês Barbosa, a assistente social do Asilo, Dawana Ferreira Cordova, e a idosa acolhida Ana Atisuko Kono foram indicadas como representantes da ASP para o encontro das regionais Matriz e Santa Felicidade, realizado no dia 22 de agosto.

2ª etapa da Conferência Municipal de Saúde de Curitiba será em outubro

A coordenadora do Centro Dia do Asilo São Vicente de Paulo, Cláudia Carneiro, falou sobre sua participação na Conferência Distrital de Saúde, realizada no dia 13 de agosto, e informou que 2ª etapa da 14ª Conferência Municipal de Saúde de Curitiba acontecerá nos dias 5 e 6 de outubro. A ASP terá direito a três delegadas, sendo que uma das representantes será uma idosa atendida pelo Asilo.

 

 

Veja fotos da reunião