Aplicativo para doação direta a entidades beneficentes é lançado pelo Governo do Paraná

Ação Social do Paraná esteve no evento de lançamento representada por seu diretor-geral

Padre José Aparecido Pinto, coordenador-geral da ASP, ao lado do secretário da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost (Foto: Valdelino Pontes)


O Governo do Estado lançou no dia 17 de outubro o Paraná Solidário, aplicativo criado especialmente para promover a doação direta entre os cidadãos e as entidades beneficentes que atendem crianças, adolescentes, idosos, mulheres, pessoas com deficiência e em situação de rua e indígenas.

A tecnologia, idealizada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), com apoio técnico da Celepar, é uma ponte entre empresas e pessoas físicas que queiram doar para instituições produtos como alimentos, roupas, móveis, eletrodomésticos, ração para animais.

Disponível nas versões Android e IOS, o aplicativo Paraná Solidário pode ser instalado de graça e possui todas as informações necessárias para o repasse direto, sem intermediários. O app permite doar alimentação, calçados, cama/mesa/banho, higiene/limpeza, material escolar, vestuário, eletrodomésticos e eletroeletrônicos, livros, itens esportivos, universitários, veículos e muito mais.

A Ação Social do Paraná participou do evento, sendo representando por seu diretor-geral, Padre José Aparecido Pinto. “Essa tecnologia vai ampliar as doações e a captação de recursos. Com certeza será de grande valia para a nossa instituição e para todas as outras. As pessoas que querem fazer a doação saberão como fazer e quem precisa daquela ajuda”, afirmou Padre José, enfatizando que o Paraná está dando um salto importante junto às instituições na questão da doação.

O Asilo São Vicente de Paulo, mantido pela ASP, é uma das primeiras entidades cadastradas na plataforma para receber doações.

 

Passo a passo

 

Para começar a utilizar o aplicativo é bem simples:

  1. Baixe o aplicativo e faça o cadastro com informações pessoais (CPF, nome, e-mail, telefone e endereço)
  2. Selecione a categoria do que será doado (alimentação; calçados; cama/mesa/banho; higiene/limpeza; material escolar; vestuário; eletrodomésticos e eletroeletrônicos; livros; itens esportivos; universitários; veículos, dentre outros)
  3. Cadastre as informações do produto (nome do produto, foto, qualidade – ruim, médio ou bom, quantidade e descrição)
  4. Escolha a entidade que receberá o item ou deixe que o sistema do Paraná Solidário escolha, entre três opções randomicamente, quais entidades necessitam daquela doação em um raio de 50 quilômetros
  5. A finalização é feita por uma conversa no chat do aplicativo, combinando dia e local de entrega

 

* Com informações de Agência de Notícias do Paraná