Organizações se reúnem para pensar a participação nos espaços de controle social

Pela segunda vez neste ano, a Comissão Interna de Controle Social (CICS) da Ação Social do Paraná realizou uma reunião ampliada com outras organizações da sociedade civil para discutir estratégias de participação nos espaços de Controle Social, neste que vem se consolidando como um importante espaço de articulação e mobilização.

A reunião aconteceu no dia 14 de novembro, no Asilo São Vicente de Paulo. Além dos representantes das unidades mantidas pela ASP (Asilo São Vicente de Paulo, Centro de Educação Infantil Bom Pastor, Centro Dia, Restaurantes Populares e setores administrativos) estiveram presentes representantes da Associação Fênix, da Coordenação de Formação Rhema (Arquidiocese de Curitiba) e do Grupo Marista.

Um dos temas discutidos no encontro foi a importância de promover capacitação permanente para representantes da sociedade civil nos conselhos municipais e estaduais, já que muitos, ao assumirem o mandato, encontram dificuldades em exercer os compromissos para os quais foram eleitos em razão de questões políticas e burocráticas.

Outro assunto abordado foi a proposta de criação do programa Família Acolhedora para atendimento de pessoas idosas, que vem sendo discutida no Conselho Estadual dos Direitos do Idoso – CEDI-PR. Este sistema de acolhimento já existe para crianças e adolescentes, mas ainda deixa dúvidas sobre as consequências e os resultados no atendimento à pessoa idosa.

Os participantes também deram informes sobre o andamento dos trabalhos nos Conselhos que acompanham e sobre as eleições que ocorrerão nos Conselhos Municipais de Assistência Social, da Criança e do Adolescente e da Pessoa Idosa.

O grupo voltará a se reunir em fevereiro do ano que vem.

 

Confira a galeria de fotos