Nota Oficial | Casos de COVID-19 no Asilo São Vicente de Paulo

O Asilo São Vicente de Paulo vem informar a comunidade, a todos os seus parceiros e a todas as autoridades o momento em que se encontra diante da COVID-19.

Apesar do rigoroso protocolo de prevenção e das rotinas operacionais implantadas e atualizadas semanalmente durante o período da pandemia, nossa casa infelizmente obteve seus primeiros casos de contágio entre as idosas.

Tão logo a epidemia foi declarada pelos órgãos oficiais responsáveis, nossa casa entrou em quarentena absoluta, suspendendo visitas, trabalhos voluntários e o ingresso de colaboradores não essenciais.

Nosso protocolo foi eficiente ao manter nossas 142 idosas e 185 colaboradores livres do coronavírus por mais de 5 meses, realizando frequentes ações de sanitização, exigindo o uso em tempo integral de EPI’s por parte de toda a equipe, mandatória higienização das mãos e também dos calçados, além da desinfecção utilizando desinfetantes hospitalares de amplo espectro para as áreas e objetos com que as idosas tivessem qualquer contato.

Além destes cuidados, tivemos a preocupação de afastar qualquer colaborador que apresentasse sintomas ou que fosse positivado nos testes que realizamos. Nos poucos casos em que detectamos a presença da doença precocemente, conseguimos conter a transmissão com eficiência, afastando o colaborador imediatamente. É importante ressaltar que em todas estas oportunidades, todos os colaboradores e todas as moradoras foram testados novamente.

Seguimos concentrando todos os nossos esforços na contenção do contágio, trabalhando em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, Vigilância Sanitária e Promotoria de Defesa dos Direitos do Idoso do MP-PR, independente de qualquer dificuldade apresentada.

Portanto, neste difícil momento, o Asilo São Vicente de Paulo pede pela sua oração e agradece imensamente a toda a comunidade curitibana por todo o apoio e solidariedade que tem recebido.

Certos de que poderemos contar com o carinho e a torcida de todos vocês neste momento, agradecemos.