Oficinas Socioeducativas (2009 – 2013)

As Oficinas Socioeducativas foram realizadas com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS) entre os anos de 2006 e 2013, e aconteceram nas regiões do Tatuquara, CIC, Campo Comprido e Cajuru. Tinham como objetivo ofertar o serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários para mulheres adultas em situação de vulnerabilidade e/ou risco social referenciadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

O projeto tinha como tema norteador as cinco dimensões do desenvolvimento local, solidário e sustentável: a dimensão ambiental, econômica, política, social e cultural. Diante dessas realidades, esse projeto realizou ações socioeducativas que contemplaram a valorização dos talentos pessoais e coletivos, oportunizando a busca da autonomia e participação na transformação social, estimulando um desenvolvimento sustentável.

A metodologia utilizada nas oficinas, através das rodas de conversa, tinha o objetivo de refletir em torno de um projeto pessoal de vida e adquirir maior participação nas problemáticas da comunidade, discutindo e tendo posicionamentos críticos perante a realidade em que se vivia e os desafios do mundo contemporâneo. Além do desenvolvimento de competências para identificar situações de violação dos direitos humanos.

A oficina proporcionou também a geração de renda através das aulas de artesanato, aquisição de conhecimento, resgate da autoestima e lazer através da convivência e dinâmicas propostas pelas educadoras.

Confira Vídeo do Projeto