Oficinas Socioeducativas

  

 

As Oficinas Socioeducativas são realizadas com o apoio da Fundação de Ação Social (FAS) e acontecem nas regiões do Tatuquara e Cajurú desde 2006. Seu foco principal é o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários e o protagonismo da população em situação de vulnerabilidade e/ou risco social referenciadas no CRAS – Centro de Referência de Assistência Social.

O projeto tem como tema norteador as cinco dimensões do desenvolvimento local, solidário e sustentável: a dimensão ambiental, econômica, política, social e cultural. Diante dessas realidades, este projeto realiza ações socioeducativas que contemplam a valorização dos talentos pessoais e coletivos, oportunizando a busca da autonomia e participação na transformação social, estimulando um desenvolvimento sustentável.

A metodologia utilizada nas oficinas, através das rodas de conversa, tem o objetivo de refletir em torno de um projeto pessoal de vida e adquirir maior participação nas problemáticas da comunidade, discutindo e tendo posicionamentos críticos perante a realidade em que se vive e os desafios do mundo contemporâneo. Além do desenvolvimento de competências para identificar situações de violação dos direitos essenciais do ser humano.

A oficina proporciona também a geração de renda através das aulas de artesanato, aquisição de conhecimento, resgate da autoestima e lazer através da convivência e dinâmicas propostas pelas educadoras.