Crianças aprendem na prática como ter uma alimentação saudável

719

alimentacao-saudavel-destaque
A alimentação das crianças é motivo de grande preocupação dos pais e professores, visto que o mercado oferece uma enorme quantidade de produtos alimentícios que, através da mídia, invadem as nossas casas e tornam os hábitos alimentares bastante inadequados.

No CEI Brilho do Sol a temática da alimentação saudável é sempre abordada com as crianças. Uma destas atividades aconteceu ainda no mês de março, na semana dos dias 20 a 24, quando a turma do Pré pôde conhecer um pouco mais sobre este assunto.

A conversa foi iniciada com a leitura do livro “Amanda no país das vitaminas”, do autor Leonardo Mendes Cardoso. A partir da construção da pirâmide alimentar as crianças começaram a reconhecer a necessidade de comer frutas, verduras, carne e outros alimentos que fazem bem a nossa saúde e nos deixam fortes. A pequena Hillary mostrou que aprendeu com a atividade e disse aos seus colegas que agora iria comer bolacha recheada só no domingo e que no almoço iria comer salada.

Como atividade prática, as crianças foram incentivadas a preparar um sanduíche natural. Utilizaram o pão integral, no tamanho de bisnaga, e montaram o sanduíche com tomate, cenoura, alface, queijo e presunto. Assim elas puderam se divertir, aprender reconhecendo os ingredientes e, claro, saborear um delicioso sanduíche produzido por elas mesmas.

Estas vivências propiciam diferentes percepções e aprendizados às crianças, que ganham novos elementos sobre o comportamento alimentar saudável e opções de alimentos nutritivos, importantes para  ter um crescimento com qualidade. Foi nítido o interesse e envolvimento que a atividade despertou na turminha!

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar
Compartilhar