Crianças e adolescentes dialogam sobre tolerância religiosa e diversidade

337

Em meio a tantas notícias que mostram atos de preconceito e discriminação motivados por diferenças religiosas é muito importante discutir com as crianças e os adolescentes o tema da tolerância religiosa. No mês de maio, as atividades desenvolvidas pela Brinquedoteca do Tatuquara partiram do tema “Brasil Político e Diversidade”. Por isso, a unidade realizou, no dia 15 de maio, uma roda de conversa com os atendidos para promover uma troca de vivências sobre este tema extremamente relevante no contexto social.

A Educadora e a monitora iniciaram a conversa fazendo perguntas aos educandos sobre o que eles entendem por religião, intolerância, diversidade, Estado Laico e realizaram um breve comentário sobre a Guerra da Síria. “A ação teve intuito de ir para além do espaço da unidade, é importante que os atendidos desenvolvam boas ideias e as compartilhem com a comunidade, e esse tema traz uma certa urgência, pois é aprendendo e exercitando a tolerância que se reduz os casos de violência, especialmente quando se fala em religião. Além disso, a proposta também foi aproximar o projeto da comunidade e dos parceiros”, disse Márcia Brandão, Educadora Social da Brinquedoteca do Tatuquara.

Na atividade dirigida, os atendidos criaram mensagens de paz com o objetivo de combater a intolerância religiosa e promover a valorização da diversidade e igualdade. “Eu achei muito legal, porque assim as pessoas podem conhecer e aprender a respeitar as religiões que são diferentes das delas”, comentou Adryelle Nascimento, de 7 anos.

Os trabalhos foram expostos no Portal do Futuro – Clube da Gente, que é parceiro da unidade, para expressar um movimento em busca pela Paz.

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar
Compartilhar