Realizada a assembleia anual da Ação Social do Paraná

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“É miraculoso ver tudo o que é feito no cotidiano das unidades mantidas pela Ação Social do Paraná. Digo com muita gratidão a cada um de vocês, parabéns pelo trabalho realizado. Mesmo quando há carência de recursos, não se percebe desmotivação ou abatimento”. Essas foram algumas das palavras do arcebispo de Curitiba, Dom José Antônio Peruzzo, ao início da assembleia anual da ASP.

A assembleia foi realizada no dia 24 de maio, no Asilo São Vicente de Paulo, reunindo o conselho diretor, coordenadores de setores, convidados e representantes da chapa candidata à eleição para o novo conselho – quadriênio 2017-2021.

DSC_0504O arcebispo foi convidado pelo diretor geral da ASP, pe. José Aparecido, como uma forma de acompanhar os resultados recentes e os desafios atuais da entidade, sempre tão ligada à Arquidiocese de Curitiba. Na apresentação realizada, um dos assuntos que mais gerou comentários foi a diminuição dos recursos públicos não apenas às unidades mantidas pela ASP, mas a uma série de outras ações sociais. “A cada dia, uma notícia bombástica sobre a histórica corrupção presente. Não nos pode faltar carinho para transmitir o carinho, mas também há de se cobrar responsabilidades e saber que estamos realizando um bem público”, disse Dom Peruzzo.

A motivação pelo trabalho ao atender crianças, adolescentes, idosos e família foi ressaltada durante esta etapa da assembleia: “às vezes em meio às nossas preocupações faço a experiência de andar por esta casa em que estamos ver as idosas que atendemos e isso nos renova. Ao ver que somos o principal vínculo de muitas dessas moradoras, e a alegria da vida que tem aqui, podemos perceber o quanto somos simples e pequenos diante das diversas preocupações”, comentou o pe. José Aparecido.

Eleição da Diretoria

O conselho diretor da ASP, eleito na assembleia, ficou composto por:

Diretoria

Presidente: Maria Izabel Scheidt Pires
Vice-Presidente: Irmã Anete Giordani
1ª Tesoureiro: Montovani Witkowsky
2º Tesoureiro: Antonio Fadel
1º Secretário: José Araújo da Silva
2º Secretário: Ana Isabel Araújo da Silva

Conselho Fiscal

Membros Efetivos
1 Regina Telles Fadel
2 Cleonice Terezinha Witkowsky
3 Maria de Lourdes Oliveira

Membros Suplentes
1 Cássio Hammerschmidt
2 Silvana Broto
3 Jonas Schiffl

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Apresentado o Relatório de 2016

Em 2016 a Ação Social do Paraná beneficiou milhares de pessoas por meio de suas unidades nas áreas de Assistência Social, Educação Infantil e Segurança Alimentar e Nutricional.

São atualmente cerca de 400 colaboradores que trabalham em beneficio dos públicos atendidos, entre eles:

– Mais de 200 idosos por ano no Asilo São Vicente de Paulo e Centro Dia;
– Cerca de 400 crianças e adolescentes em um trabalho integrado com suas famílias nos Centros de Educação Infantil e Brinquedotecas nos bairros Boqueirão e Tatuquara;
– E as milhares de pessoas atendidas nos Restaurantes Populares administrados pela ASP, que totalizaram perto de 1 milhão de refeições servidas com carinho e dignidade.

DSC_0531Esses dados e um pouco do trabalho em cada unidade foram apresentados pela supervisora de projetos, Daiana Sprada, que apresentou o relatório anual da ASP e do Asilo São Vicente de Paulo.

O relatório está disponível no site da ASP, neste link.

Entre os desafios para o ano de 2017, a principal meta debatida foi a captação recursos para a reforma do sistema elétrico no Asilo São Vicente de Paulo, ressaltando que há o projeto inscrito no Conselho Municipal da Pessoa Idosa e que já é possível a destinação com benefício fiscal. (veja mais aqui).

Também houve um destaque para a necessidade de captar para as Brinquedotecas em Ação, unidades que são consideradas pontos de apoio para as famílias do Boqueirão (vila Pantanal) e Tatuquara (moradas Santa Rita). Elas foram mantidas nos últimos anos por meio de convênio com o Programa Petrobras Social, que se encerra em junho de 2017.

Outros itens que foram tratados foram a auditoria realizada e a contabilidade da ASP. Um resumo da gestão financeira consta no relatório da ASP e é divulgado anualmente para tratar com transparência os recursos que são recebidos e destinados para atender a missão da entidade.

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