Crianças do Tatuquara reproduzem suas próprias casas em atividade lúdica

658

atividade-moradias-brilho-do-solAs crianças da turma do Maternal I do CEI Brilho do Sol vivenciaram momentos de aprendizagem durante algumas semanas com a realização de atividades que tiveram como tema “Moradias”, que permitiram a elas compreender e valorizar mais suas casas e sua família por meio de conversas, brincadeiras, histórias e músicas.

Além disso, foram estimuladas em diversas outras áreas de formação, como conhecimento matemático identificando as formas das casas, criando casas com blocos lógicos, observando o entorno do CEI, indicando semelhanças e diferenças entre as casas próximas, bem como questões de autonomia e relações sociais ao trabalhar cuidados, coletividade, higiene, segurança, entre outros assuntos, todos relacionados ao tema.

Em uma das atividades propostas as crianças se transformaram em “pequenos construtores”: junto com sua família construíram uma réplica da sua própria casa, utilizando materiais recicláveis. Havia casas de todas as formas, cores e tamanhos e a expectativa era grande em saber como seria a casa de cada um. O entusiasmo em trazer a casa construída também era notável nas crianças! A exposição foi sucesso, dentre os participantes, bem como das demais turmas do CEI, havia a curiosidade em saber de quem era aquela moradia, identificando as cores e formas, oportunizando comparações, semelhanças, diferenças e, ainda, a identidade da localização em que muitos residem.

As crianças foram desafiadas a construir a maquete do CEI Brilho do Sol. Esta tarefa contou com a participação de todas as turmas e equipe da unidade, pois todos os ambientes foram reproduzidos na grande maquete.

MoradiasForam realizadas contações de histórias envolvendo o tema “moradias”, as crianças manusearam os fantoches dos Três Porquinhos e assistiram a uma dramatização feita pelas professoras da história João e Maria, sendo que ao final, como acontece na historinha, as crianças puderam saborear a casa de doces. Foi possível perceber que todos os envolvidos – crianças, familiares e professoras – ficaram muito satisfeitos e gratos em poder participar! Foi grande o contentamento em desenvolver esta proposta pedagógica que proporcionou momentos de diversão e alegria para as crianças. Deu para ver o orgulho de cada uma em apresentar a confecção de sua moradia e foi possível identificar o aprendizado que elas adquiriram. A valorização da atividade foi verbalizada por elas: “Eu construí junto com meu papai e minha mamãe”, disse um dos pequenos.

MoradiasRelatos de familiares evidenciaram que as construções das casas com materiais recicláveis foram momentos de aprendizado entre as crianças e as famílias. A mamãe do Murilo Fortes disse que foi muito gostoso confeccionar a casa, mesmo tendo ficado simples ele disse que ficou muito bonita e levou para o CEI com todo cuidado.

Outra narrativa que deixou a equipe muito contente foi da família da Sophia Alves, que pôde perceber o quanto ela se reconhece e conhece o seu espaço, e também como ela pode se divertir com brinquedos que não são prontos. Já a família da Julia Vitória Adame Serra evidenciou a empolgação dessa nova experiência dizendo que ela mesma escolheu a cor, mesmo não sendo a cor verdadeira da casa dela, e o momento mais alegre, foi de levar a casa para o CEI.

Estas vivências marcaram os meses de abril e maio no CEI Brilho do Sol. Muitos aprendizados foram construídos, não somente na turma do Maternal I, mas todos ficaram entusiasmados com a produção da maquete. Como disse uma criança da turma do Pré ao ver a exposição: “Nossa, eles fizeram um bom trabalho né?!”.

CEI Brilho Do Sol – Atividades Sobre Moradias

Flickr Album Gallery Powered By: Weblizar
Compartilhar