Equipe da Brinquedoteca do Tatuquara participa de atividades de capacitação

281

As atividades de formação são fundamentais para o bom andamento do trabalho desenvolvido pela Brinquedoteca do Tatuquara. Durante o mês de julho a Equipe participou de vários momentos de capacitação, em parceria com equipamentos públicos e demais unidades mantidas pela Ação Social do Paraná-ASP. “Estes momentos contribuem de forma significativa para o aperfeiçoamento da prática pedagógica na rotina do projeto, além de ampliar o olhar sobre os temas e propiciar também desenvolvimento pessoal”, avaliou a Educadora Social da Brinquedoteca, Márcia Brandão.

Técnicos da área da assistência, psicologia, educação e comunicação contribuíram para que o trabalho seja realizado com ainda mais qualidade. Os setores de projetos, Recursos Humanos e Segurança Alimentar e Nutricional da Instituição também prestaram orientações e deram encaminhamentos para o bom andamento das ações do Projeto. “As capacitações são oportunas para reciclar conhecimentos e aprender coisas novas, e dessa forma inovar as propostas pedagógicas”, disse a monitora Monaliza Martins.

A educadora Daiane Ferreira Lourenço e a psicóloga Roberta Hofius, ambas da Fundação de Ação Social-FAS, ampliaram o conhecimento das colaboradoras da Brinquedoteca em relação ao brincar e destacaram as possibilidades de posicionamentos do educador frente aos comportamentos agressivos e ofensivos dos atendidos.

formacao-comunicacaoContando com a contribuição da assessoria de comunicação da ASP, a equipe da Brinquedoteca, junto com as profissionais dos Centros de Educação Infantil Brilho do Sol e Bom Pastor, recebeu orientações sobre escrita e fotografia para refinar o registro de desenvolvimento das atividades nas unidades. Unindo ainda as três unidades, a mediadora Alana Albatini, da Casa da Leitura Laura Santos, realizou uma oficina de leitura com o objetivo de estimular o gosto pela literatura e orientar as professoras no trabalho com os atendidos.

Para ampliar o olhar e as técnicas relacionadas à tecnologia, bem como aumentar a rede de contatos para realização de oficinas tecnológicas com os atendidos, a educadora e a monitora da Brinquedoteca participaram de uma oficina com o professor Amilton, oferecida pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná.

Em outra atividade, que teve como tema “Cuidando do cuidador”, a equipe foi convidada a olhar para si mesma, se perceber, avaliar suas práticas para melhor desempenhar suas demandas. Com a mediação da Psicóloga Adriana Bigliardi, aprofundou-se a importância do cuidado físico e emocional do trabalhador.

Encerrando as atividades as técnicas participaram da 12ª Conferência Municipal de Assistência Social do Município de Curitiba, que teve como tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Neste evento elas puderam contribuir nos grupos de trabalho e aprofundaram o conhecimento, principalmente a partir da palestra magna com a professora Dirce Koga, que abordou o tema “A política de Assistência Social nos territórios de Curitiba”.

Compartilhar