Cáritas

O QUE É CÁRITAS

É uma pergunta frequente e trás consigo a perguntam o que fazem “as Cáritas”? Já carrega no próprio nome o seu significado, a caridade. A palavra “Cáritas” tem sua origem no latim, que significa “Caridade” e se traduz na prática da solidariedade diante das situações onde a vida estiver ameaçada. Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios, regiões que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, com vistas a uma sociedade justa e solidária.

Como seguidores (as) de Jesus, deseja-se que todos os cristãos e cristãs assumam a prática da solidariedade como uma qualidade essencial de sua vida pessoal e comunitária. A Cáritas é um “organismo” da Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), tem sua atuação no campo da ação social da Igreja. Por outro lado também é uma entidade da sociedade civil.

Ela é uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

A Cáritas impulsionada pela utopia de que as pessoas até agora excluídas social e politicamente se levantem e sejam protagonistas da transformação da sociedade brasileira e mundial, acelerando, assim, o dia em que eles serão os principais convivas do grande banquete da vida (Lc 15,15-24). Propõe uma espiritualidade libertadora, uma mística da solidariedade.

Endereço da Regional Cáritas: R: Emanuel Eufrásio,78- Juvevê. CEP: 830-440. Telefone: 41 3023-9907