Treinamento e Desenvolvimento

Treinamento

A pandemia exigiu esforços e preocupações ainda maiores para com a saúde e segurança dos colaboradores de todas as unidades da instituição. Os setores de Recursos Humanos e Treinamento e Desenvolvimento buscaram, mesmo em meio a pandemia, a qualificação profissional que foi ao encontro da missão, visão e valores da Ação Social do Paraná, proporcionando atendimento humanizado aos seus usuários.

 

Cuidando da saúde e segurança do colaborador

Desde o começo da pandemia os cuidados com os colaboradores se iniciaram com orientações, formações e capacitações sobre: as medidas de prevenção à COVID-19; os sintomas e sinais da doença; o uso adequado de equipamentos de proteção individual – EPI; a necessidade de manter distanciamento; e a atualização do quadro da pandemia ao longo do ano. Além disso, nos períodos de pico da doença os profissionais do grupo de risco foram afastados, concedemos férias para diminuição de circulação de pessoas, e ao longo de todo ano os profissionais administrativos e da área de educação ficaram em home office.

Mesmo com o distanciamento social o setor de Treinamento e Desenvolvimento realizou 323 horas de formação aos colaboradores. Para isso foram utilizadas ferramentas tecnológicas como web conferências, formações por lives, atividades a distância por aplicativos de mensagens, questionários e tarefas em home office.

Para as equipes que estavam realizando atividades presenciais nas unidades que prestam serviços essenciais, utilizamos metodologias distintas como atividades ao ar livre, formações em pequenos grupos e em ambientes arejados e que permitiam o distanciamento entre as pessoas.

 

Realizamos:

72 capacitações com os temas: Qualidade de vida, Projeto de vida, Orientações sobre a COVID-19, Orientações sobre o protocolo de prevenção à COVID-19, Orientações sobre a utilização de máscara e higienização das mãos e calçados, Protocolo de entrada ao Asilo São Vicente de Paulo, Orientação sobre o uso de adornos e higiene pessoal, Prática de atividades de estimulação à pessoa idosa, Proatividade no ambiente de trabalho, Saúde emocional, Ansiedade e reorientações bimestrais sobre o protocolo de prevenção à COVID-19.

Treinamento

Todos os colaboradores foram orientados que em caso de contágio ou de sintomas e sinais da COVID-19 deveriam buscar atendimento médico e imediatamente iniciar o afastamento das suas atividades laborais, evitando a transmissão do vírus. Com isso, tivemos um alto índice de afastamentos ao longo do ano, já que temos um grande número de colaboradores e esses estavam expostos a circulação em transporte público para comparecer ao trabalho.

Treinamento