Cáritas

A Ação Social do Paraná é uma das 170 entidades membro da Cáritas

O que é Cáritas

A palavra “Cáritas” tem sua origem no latim, que significa “caridade”, e se traduz na prática da solidariedade diante de situações em que a vida estiver ameaçada. Trata-se de uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios e regiões que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, visando a uma sociedade justa e solidária.

Como seguidores (as) de Jesus, deseja-se que todos os cristãos e cristãs assumam a prática da solidariedade como uma qualidade essencial de sua vida pessoal e comunitária. A Cáritas é um “organismo” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e tem sua atuação no campo da ação social da Igreja. Por outro lado, também é uma entidade da sociedade civil.

É uma entidade de promoção e atuação social que trabalha na defesa dos direitos humanos, da segurança alimentar e do desenvolvimento sustentável solidário. Sua atuação é junto aos excluídos e excluídas em defesa da vida e na participação da construção solidária de uma sociedade justa, igualitária e plural.

A Cáritas é impulsionada pela utopia de que as pessoas até agora excluídas social e politicamente se levantem e sejam protagonistas da transformação da sociedade brasileira e mundial, acelerando, assim, o dia em que eles serão os principais convivas do grande banquete da vida (Lc. 15,15-24). Propõe uma espiritualidade libertadora, uma mística da solidariedade.

Ações

Por sua maneira de agir, a Cáritas vai mostrando suas afeições. Ela sempre se sentiu entrosada com a ação das Pastorais Sociais. Mas ela não se limita a uma determinada ação específica, embora possa apoiar qualquer uma delas. Ela é um organismo de apoio à ação social da Igreja, que encontra nas diversas pastorais sociais campos específicos de ação continuada.

Por sua atuação na sociedade, a Cáritas torna-se parceira também dos diversos movimentos sociais, cujos objetivos se aproximam das pastorais sociais. A Cáritas revela aí seu carisma de articulação, colaborando para que a ação da Igreja se some às causas comuns, fortalecendo a inserção da Igreja na sociedade.

Áreas de atuação

A Cáritas está presente nos cinco continentes, atuando em 200 países e territórios. No Brasil, a Cáritas Brasileira foi criada em 1956 enquanto organismo de Pastoral Social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e entidade de assistência social. Está presente em todas as regiões do país, através de 12 regionais e 170 Entidades Membro. No Paraná, a Cáritas está presente em 10 dioceses do Regional Sul II da CNBB: Curitiba, São José dos Pinhais, Ponta Grossa, Londrina, Apucarana, Maringá, Paranavaí, Umuarama, Foz do Iguaçu e Cascavel.

Regional Paraná

caritaspr@caritas.org.br
Rua Paula Gomes, 703
Bairro São Francisco, Curitiba – PR
CEP: 80.510.070
Fones: (41) 3039-7869


A missão da Cáritas é:


“Testemunhar e anunciar o
Evangelho de Jesus Cristo, defendendo
e promovendo a vida e participando
da construção solidária de uma
sociedade justa, igualitária e plural,
junto com as pessoas em situação
de exclusão social.”

 
Somos Solidariedade,
somos Cáritas.