ASILO SÃO VICENTE DE PAULO

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O Asilo São Vicente de Paulo, referência nacional no acolhimento institucional de pessoas idosas, enfrentou o seu maior desafio em 2020: garantir o acolhimento humanizado e o bem-estar das suas moradoras em tempo de pandemia da COVID-19. Desde a declaração de pandemia da COVID-19 realizada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, a ASP iniciou a avaliação de cenário para a aplicação de protocolos de prevenção à doença, seguindo as orientações, as medidas provisórias e os decretos publicados pelas autoridades de saúde pública. As medidas adotadas contribuíram para a redução da transmissão do vírus na comunidade de Curitiba, para manter a segurança e saúde dos colaboradores e das 181 idosas acolhidas durante o ano.

Primeiras medidas para a prevenção da COVID-19

A prevenção ao novo coronavírus teve início em 13 de março de 2020, e a primeira medida adotada foi a suspensão de visitas da comunidade e de familiares das acolhidas, atividades de voluntários, estágios universitários, prestadores de serviços comunitários, reuniões com parceiros e fornecedores, capacitações presenciais de colaboradores, atividades na capela e novos acolhimentos. Sendo permitida a circulação apenas da equipe de profissionais essenciais ao acolhimento institucional.

Formou-se um Comitê Interdisciplinar de Prevenção à COVID-19, que se reuniu periodicamente para discutir o cenário atualizado da pandemia, construindo o Protocolo de Prevenção à COVID-19 no Asilo São Vicente de Paulo com 20 itens de procedimentos a serem seguidos na unidade, desde a entrada na casa, a higienização até o que fazer em casos de contágio.

O protocolo de prevenção à COVID-19 trouxe como obrigatoriedade, desde o início da pandemia, a higienização para entrada na unidade: higienização dos calçados em tapete e plataforma sanitizantes, aferição de temperatura, higienização das mãos com água, sabonete e álcool gel e uso de máscara.

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Evitando o novo coronavírus: limpeza e higienização

A equipe de limpeza do Asilo São Vicente de Paulo, além da higienização já estabelecida em tempos regulares, realizou diariamente a assepsia da unidade utilizando desinfetantes, água e sabão, solução de hipoclorito, água sanitária e álcool líquido 70%. Ainda, higienizaram todas as superfícies e com maior intensidade aquelas com probabilidade de contágio como maçanetas, cadeiras, poltronas, mesas, banheiros (vasos sanitários e pias), entre outros. A limpeza de toda a unidade foi realizada a cada 3 horas e as áreas coletivas com maior circulação de pessoas a cada hora. Ainda, realizou-se o descarte de resíduos infectantes de forma frequente e ampliada.

Houve também cuidados na higienização de roupas e acessórios pessoais das idosas e as roupas de cama e banho na lavanderia da instituição. Nos casos de idosas que retornaram de internamentos em hospitais, consultas médicas ou no caso de isolamento por suspeita de contágio do novo coronavírus, a equipe realizou a higienização e esterilização das roupas de forma individual, para que não houvesse risco de contágio dos demais materiais na lavanderia. Os cuidados com as roupas seguiram com atenção máxima das equipes, que se preocuparam em manter a individualização dos pertences das idosas, lavagem diária de roupas de cama, banho e cobertores.

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Garantindo saúde e Qualidade de vida às Idosas em Tempos de Pandemia

O ano de 2020 nos exigiu novos e maiores cuidados de saúde com as idosas acolhidas. Além do atendimento regular prestado pela equipe multidisciplinar, o protocolo de prevenção à COVID-19 trouxe novas ações a serem realizadas. Diariamente, as equipes de enfermagem e médica atenderam as idosas com: aferição de temperatura e oxigênio e consulta para verificação de sintomas e sinais da doença.

Em casos de sintomas ou sinais da COVID-19 ou de retorno de consultas médicas e internamentos hospitalares, as idosas permaneceram em isolamento pelo período de 15 dias em espaço próprio na unidade. Durante a pandemia, organizaram-se dois espaços coletivos para manter as moradoras em isolamento: 1) sala de cuidados especiais dentro das dependências do Asilo, com capacidade de 04 leitos para manter isoladas as idosas que retornam de internamento hospitalar ou na Unidade de Pronto Atendimento ou que apresentaram sintomas ou sinais de COVID-19 para avaliação médica; e 2) a Casa de Acolhimento, Monitoramento e Triagem (CAMT) - anexa ao prédio principal, no qual foram encaminhadas as idosas que tiveram teste positivo ou que tiveram contato com colaboradores positivados com a COVID-19. Os atendimentos nesses ambientes de isolamento foram realizados sempre pelos mesmos colaboradores, para evitar a possível transmissão do vírus as demais idosas.

Contamos com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, que realizou a campanha de imunização de H1N1 de idosas e colaboradores do Asilo São Vicente de Paulo, bem como realizou a testagem para a COVID-19 de todas as idosas e colaboradores nos meses de junho, agosto e novembro.

Todo o atendimento foi realizado com os equipamentos de proteção individual como: máscaras de tecido, cirúrgicas descartáveis e PFF2, avental, touca e luvas descartáveis, protetor facial de acrílico e com a higienização frequente dos ambientes. A equipe médica e de enfermagem realizou o acompanhamento diário do quadro clínico de cada idosa.

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Enfrentando o Isolamento Social: atividades ocupacionais e de lazer

Além de todos os protocolos de higienização e assepsia adotados, a pandemia trouxe outra preocupação para o acolhimento institucional das idosas: os impactos psicológicos do isolamento social. Para tentar minimizar os impactos negativos, já que as idosas não receberam visita de familiares e amigos, os projetos de voluntariados e passeios foram suspensos, a equipe técnica de serviço social, psicologia, terapia ocupacional e fisioterapia executaram diariamente atividades culturais, ocupacionais, de lazer, de movimento e socialização virtual.

Realizaram-se, neste período, o contato remoto com as famílias, amigos e visita solidária das idosas, por meio de contato telefônico, troca de mensagens por aplicativo, envio de fotos, vídeo das idosas e realização de vídeo chamada, garantindo a convivência familiar e comunitária a distância. Ainda foram executadas oficinas de pintura, artesanato, jogos, boliche, caminhadas, alongamentos, tardes de cinema, bingo, festividade junina – o Arraiá na Quarentena, festas de aniversário, apresentações musicais no jardim do Asilo, entre outras ações. Em todas as atividades a equipe seguiu o protocolo de distanciamento, higienização das mãos e dos materiais e, sempre que possível, realizou as atividades ao ar livre.

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Segurança Alimentar e Nutricional para Combater a Pandemia

A Segurança Alimentar e Nutricional é garantida às idosas acolhidas por meio do fornecimento diário de 5 refeições, hidratação e suplementação, com a qualidade e quantidade nutricional necessária a cada uma das moradoras. Foi realizada a produção de alimentação de acordo com as especificidades e necessidades das idosas em quatro tipos diferentes de consistência: enteral, normal, pastosa e branda. E, também, de acordo com as suas comorbidades: baixo teor de sódio; alimentação direcionada para controle glicêmico das diabéticas; dietas isentas de lactose para idosas com intolerância a lactose; entre outras.

Cada dieta nutricional foi elaborada a partir das consultas mensais realizadas pelas nutricionistas às moradoras, nas quais realizaram-se as avaliações antropométricas e dietéticas das idosas, com aferição de peso, altura, circunferência do braço, circunferência da panturrilha e circunferência abdominal. As medidas coletadas possibilitaram o cálculo mensal de necessidades energéticas basais e necessidades energéticas diárias, além de diagnóstico nutricional de acordo com o IMC (índice de massa corporal) e as medidas de circunferência realizadas.

Os cuidados com a assepsia da unidade e prevenção da COVID-19 foram adotados também na produção alimentícia e no refeitório da unidade. A equipe de cozinha ampliou o processo de higienização durante o preparo da alimentação. A cada hora os profissionais estavam obrigados a higienizar as mãos, foi obrigatória a utilização dos equipamentos de proteção individual (uniforme, avental, sapatos de segurança, touca, luvas e máscaras descartáveis) e a realização da higienização dos produtos que vierem do estoque antes do início do preparo.

Todos os utensílios de cozinha (prato, talheres, copos, xícaras, panelas, travessas, pegadores, entre outros) passaram por rigoroso processo de higienização a cada utilização: ficaram submersos em solução clorada pelo período de uma hora, após foram lavados em máquina de lava-louças profissional com água em alta temperatura. O profissional os retirava da máquina utilizando luvas, aplicava o desinfetante e deixava secar ao natural.

Durante a pandemia, a capacidade de ocupação do refeitório foi reduzida pela metade, respeitando a metragem de 1,5 m entre as pessoas, o uso obrigatório de máscara até sentar-se para se alimentar e a higienização das mãos. O servimento de refeições para as idosas acolhidas foi realizado em mais de um refeitório para evitar a aglomeração de pessoas e para os colaboradores foram realizados 4 turnos de 30 minutos. Manteve-se um único colaborador para realizar o servimento no Buffet. A cada utilização do refeitório entre os turnos foi realizada a limpeza das mesas e cadeiras com álcool líquido 70%.

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Garantia de Direitos e o Acolhimento Institucional

O Asilo São Vicente de Paulo é referência no acolhimento institucional e em 2020 permaneceu com o seu objetivo de promover o acolhimento humanizado, garantindo às idosas todos os seus direitos sociais de moradia digna, acesso a documentações e renda, atendimento das demandas de saúde, promoção do seu bem estar e qualidade de vida, acesso a lazer e cultura, entre outros. Neste aspecto toda a equipe multidisciplinar realizou seus atendimentos regulares, sendo:

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Atenção à saúde do trabalhador

O Asilo São Vicente de Paulo desde o início da pandemia teve a preocupação com a saúde dos seus colaboradores. Realizamos periodicamente, ao longo do ano, capacitações e reuniões orientativas sobre a COVID-19, seus sintomas e sinais e as formas de prevenção. Foram fornecidos todos os equipamentos de proteção individual necessários como máscaras de tecido, cirúrgica e PFF2, aventais, luvas e toucas descartáveis, além de todo o uniforme dispensado em tempos comuns. Os colaboradores cumpriram rigorosamente todos os itens estabelecidos no Protocolo de Prevenção à COVID-19.

Todos os colaboradores que apresentaram sintomas, sinais ou positivaram nos exames da COVID-19 foram devidamente afastados pelo período de 15 dias. Em momentos em que houve muitos afastamentos a instituição realizou contratações emergenciais para a garantia do atendimento de qualidade às idosas, sendo que em nenhum momento o serviço de acolhimento institucional foi prejudicado.

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CENTRO DIA

O Centro Dia do Asilo São Vicente de Paulo realizou atendimento regular dos idosos até meados do mês de março quando, seguindo as orientações das autoridades de saúde, todas as atividades foram suspensas. Entendendo que os integrantes do programa pertencem ao grupo de risco, juntamente com a suspensão das atividades, a equipe do Centro Dia realizou a orientação aos familiares sobre a necessidade de isolamento social dos idosos e todas as medidas preventivas à COVID-19 necessárias a serem implementadas na família.

 

Selo SESI ODS

Em 03 de outubro de 2020, com muita satisfação e orgulho, a Ação Social do Paraná foi premiada com o Selo Sesi ODS 2020 - Boas práticas paranaenses relacionadas à prevenção da COVID-19 e ações pós-pandemia. Os bons resultados alcançados pela implantação do Protocolo de Prevenção à COVID-19 do Asilo São Vicente de Paulo foi publicado no relatório no portal ODS: http://portalods.com.br. Essa conquista é mérito do trabalho incansável de todos os colaboradores e do apoio da comunidade.

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Parceiros: como tudo foi possível!

Os importantes resultados de prevenção à COVID-19 e garantia de acolhimento humanizado e seguro às idosas apenas foi possível porque contamos com o apoio da comunidade. Ao longo do ano recebemos doações de alimentos, produtos de higiene e limpeza, equipamentos de proteção individual, entre outros; doações realizadas por pessoas físicas, grupos organizados e empresas. Ainda, pudemos contar com a parceria: da rede de proteção socioassistencial do Município de Curitiba, do Estado do Paraná e do Governo Federal em seus diversos órgãos, secretarias e ministérios; com o sistema de Justiça; com o Ministério Público; com os Conselhos de Direitos; e com a divulgação constante das nossas necessidades pela impressa local. Foram muitas as pessoas e organizações que tornaram possível enfrentarmos com sucesso o nosso maior desafio: manter as idosas protegidas do novo coronavírus.

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