Restaurantes Populares

Restaurantes Populares

2019: Alimentação saudável e acessível

Os restaurantes populares de Curitiba além de alcançar seu objetivo principal de servir alimentação saudável em quantidade e qualidade nutricionais necessárias à população usuária, no ano de 2020 passou pelo grande desafio da pandemia da COVID-19 e foi fundamental para garantir direitos dos usuários mais vulneráveis ao novo coronavírus.

Os restaurantes populares são serviços essenciais à população e durante a pandemia mantiveram-se em atendimento regular adotando as medidas preventivas conforme as orientações das autoridades de saúde pública: a redução em 50% da ocupação do refeitório, oferta de marmitas pelo custo de R$ 3,00, ampliação do horário de servimento à população das 10h00m a 14h00m, ampliação da higienização dos ambientes e utensílios com álcool 70%, todos os colaboradores utilizando os equipamentos de proteção individual e devidamente afastados em caso de sinais ou sintomas da COVID-19.

Os usuários ao adentrar na unidade também seguiram protocolos rigorosos: higienização dos calçados no tapete sanitizante, higienização das mãos com álcool gel, no buffet foram servidos pelo colaborador da ASP, no refeitório respeitou-se o distanciamento de 2 metros dos demais usuários, o uso da máscara foi obrigatório até sentar-se a mesa para se alimentar.

Entendendo a complexidade e gravidade da situação socioeconômica e de vulnerabilidade vivenciada pela população curitibana, em especial a população em situação de rua, a instituição, em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba, passou a fornecer diariamente 150 marmitas para o projeto Mesa Solidária da Plínio Tourinho e 120 refeições diárias para o Hotel Social de Curitiba. Além disso, o espaço do Restaurante Popular Matriz foi cedido à Paróquia Senhor Bom Jesus dos Perdões para o servimento de 250 lanches da tarde de segunda a sexta-feira e almoço aos finais de semana à população em situação de rua.

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Capacitação para qualidade do atendimento

Para melhor atendimento da população usuária dos restaurantes populares a equipe passou por um programa de treinamento durante todo o ano de 2020. A meta foi uma capacitação por semana, com temas voltados ao aperfeiçoamento de procedimentos da produção, segurança e qualidade de atendimento e prevenção à COVID-19. As capacitações para os funcionários tiveram os seguintes temas:

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Pesquisa de Satisfação

Durante o ano de 2020 realizamos a pesquisa de satisfação com os usuários dos Restaurantes Populares. Foram entrevistadas 980 pessoas que responderam perguntas socioeconômicas e de avaliação do serviço prestado. Observa-se que 51,33% dos frequentadores são do sexo masculino, 48,67% são do sexo feminino, verifica-se que os Restaurantes são frequentados por usuários de todas as faixas etárias e atinge em sua maioria a população de baixa renda, tendo em vista que 85% tem renda familiar de até 2 salários mínimos. A pesquisa demonstrou que os itens que mais agradaram os usuários foram a qualidade da alimentação e o atendimento recebido, 89,5% dos entrevistados deram nota 8 ou mais para a satisfação geral com o Restaurante Popular, 85% deram nota 8 ou mais para a guarnição, 83,2% deram nota 8 ou mais para o prato principal e 79% deram nota 8 ou mais para a salada.

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