CEI BOM PASTOR

apresentação

O Centro de Educação Infantil Bom Pastor é uma unidade de atendimento a crianças de 04 meses a 03 anos, pautado na Base Nacional Comum Curricular.
Por meio de atividades pedagógicas, proporciona o cuidar e educar, assegurando os seis direitos de aprendizagem e de desenvolvimento:

cei

Os Impactos da Pandemia da COVID-19 na Educação Infantil

O Centro de Educação Infantil Bom Pastor em 2020 enfrentou o seu maior desafio: ficar distante das crianças e assessorar remotamente as famílias na tarefa do cuidar e educar, garantido o direito de desenvolvimento integral das crianças.

O ano letivo havia recém iniciado e estávamos realizando a adaptação das crianças à nova rotina na unidade, quando fomos surpreendidos com o decreto de pandemia da COVID-19 pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Como toda a sociedade, o CEI Bom Pastor também foi impactado. A unidade seguiu os Decretos Municipais de Curitiba, e a partir do dia 16 de março suspendeu as atividades presenciais, seguindo assim durante todo o ano de 2020.

A instituição adotou todas as recomendações da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba, primeiramente concedendo férias aos profissionais, seguido de afastamento pautado na Medida Provisória nº 936 de 01 de abril de 2020. Tudo isso para garantir a empregabilidade dos profissionais da unidade, bem como para estarmos à disposição para o breve retorno se assim fosse autorizado pelas autoridades de saúde.

A partir de 17 de agosto, a Secretaria Municipal de Educação solicitou o retorno dos profissionais para o trabalho em home office de atendimento remoto às famílias, pois após um longo período de cuidados às crianças prestados exclusivamente pelo núcleo familiar foi necessário o apoio técnico pedagógico voltado ao desenvolvimento integral da criança.

 

Assessoria remota às famílias na tarefa de cuidar e educar

O Centro de Educação Infantil Bom Pastor tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento integral da criança por meio da Educação Infantil em seus aspectos físico, psicológico, intelectual e social, complementando a ação da família e da comunidade. Em 2020, o desafio foi assessorar as famílias de forma remota para desenvolver as atividades pedagógicas com as suas crianças em casa.

Semanalmente, a equipe de professoras, por intermédio de aplicativo de mensagens e entrega de kits pedagógicos, enviou atividades com o intuito de trabalhar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento: Conviver, Brincar, Participar, Explorar, Expressar e Conhecer-se. Para a execução de cada atividade a família recebeu o roteiro orientativo, o kit com materiais pedagógicos e/ou sugestões de uso de material reciclável. Foram realizadas contação de história, atividades artísticas, estímulo musical, brincadeira com movimento para o desenvolvimento motor, entre outras.

As professoras estiveram à disposição para tirar dúvidas e mantiveram contato constante, estimulando a família a compartilhar os resultados alcançados.

cei

Segurança Alimentar e Nutricional em tempos de Pandemia

A Segurança Alimentar e Nutricional é um pilar essencial no desenvolvimento infantil e no atendimento diário no CEI Bom Pastor. Sempre foi desenvolvido com muita responsabilidade, ofertando 4 refeições diárias às crianças, com cardápio elaborado por nutricionista com o foco nas necessidades nutricionais de cada faixa etária.

Com o isolamento social e suspensão do atendimento presencial, a partir de maio a instituição aderiu à proposta da Secretaria Municipal de Educação para realizar a entrega mensal de alimentos, provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), às famílias das crianças matriculadas na unidade. A ação teve por objetivo contribuir com a alimentação familiar neste período em que as crianças estiveram sob cuidados exclusivos do núcleo familiar.

cei

 

Home office e a formação pedagógica

A formação pedagógica foi essencial durante o ano de 2020 para que a equipe do CEI Bom Pastor estivesse preparada para alcançar os objetivos pedagógicos e para o desafio de trabalhar em meio à pandemia da COVID-19.

Em janeiro, iniciamos o ano com a formação regular presencial da equipe pedagógica, administrativa, de cozinha e limpeza. Foram proporcionados momentos formativos com palestrantes convidados, rodas de conversas, trabalhos em grupo, sendo as temáticas:

cei

Após o decreto de pandemia e o estabelecimento de trabalho em home office, o objetivo central foi a preparação da equipe para elaboração de propostas pedagógicas a serem enviadas às famílias. O maior desafio foi utilizar recursos digitais, para isso iniciamos as capacitações com treinamentos para o uso das novas tecnologias.

Seguimos proporcionando às professoras a qualificação para a elaboração de atividades lúdicas adequadas a cada faixa etária e que melhor atendessem a família na execução remota. Para as capacitações, utilizamos vídeo conferência, o classroom e, diariamente, assistimos ao canal TV ESCOLA da Secretaria Municipal de Educação de Curitiba.

cei