Restaurantes Populares

Restaurantes Populares

 

Alimentação saudável e acessível

A alimentação desempenha um papel fundamental na garantia dos direitos da população, sendo um dos pilares essenciais para o desenvolvimento humano e social.

Os Restaurantes Populares mantidos pela Ação Social do Paraná desempenharam um papel crucial ao fornecerem refeições saudáveis e acessíveis à população de Curitiba, garantindo que principalmente as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social tivessem acesso à alimentação adequada.

Com a oferta de mais de 992 mil refeições no ano, proporcionando não apenas nutrição, mas também dignidade e bem-estar aos beneficiários, a Ação Social do Paraná supriu a necessidade básica de milhares de cidadãos curitibanos, contribuindo para a promoção da saúde, prevenção da desnutrição e redução da vulnerabilidade social.

Esses resultados evidenciam o nosso compromisso em garantir o direito à alimentação promovendo a inclusão e o bem-estar da população mais vulnerável, construindo uma sociedade mais justa e solidária.

No ano de 2023, a Ação Social do Paraná foi responsável pela gestão de 5 Restaurantes Populares: Matriz, Pinheirinho, Fazendinha, Sítio Cercado e Capanema. Entendendo a complexidade e gravidade da situação socioeconômica e de vulnerabilidade vivenciada por parte da população curitibana, em especial a população em situação de rua, os Restaurantes Populares permaneceram atuando em parceria com a Prefeitura Municipal de Curitiba para fornecer 43.740 refeições para o Hotel Social de Curitiba.

 


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Educação Alimentar e Nutricional

Além da atividade de produção e distribuição de refeições, os Restaurantes Populares realizaram atividades de educação alimentar e nutricional, o que contribuiu para o desenvolvimento social e fortaleceu sua posição e perspectiva dentro do Sistema de Segurança Alimentar e Nutricional. Por meio dessas ações, estimulou-se a sociedade a adotar hábitos alimentares saudáveis, promovendo a saúde e contribuindo para o enfrentamento de doenças e a desnutrição.

Entre as ações desenvolvidas em todos os Restaurantes Populares destacamos a distribuição de folders informativos e capacitações aos usuários com os seguintes temas:

  • Aproveitamento Integral dos Alimentos;
  • Frutas e Verduras da Estação;
  • Hipertensão e o Consumo Consciente do Sal de Cozinha;
  • TPM – Tensão Pré-Menstrual;
  • Obesidade Infantil;
  • Higienização de Frutas e Hortaliças;
  • Doença Celíaca;
  • Aleitamento Materno;
  • Ômega 3 e 6;
  • Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer de Mama;
  • Alimentação Saudável na Prevenção do Câncer de Próstata;
  • 10 Passos para Uma Alimentação Saudável.

 

Foco na melhoria de atendimento

Capacitar os funcionários dos Restaurantes Populares é essencial para garantir um melhor atendimento ao público. Neste ano, realizamos 48 treinamentos em cada uma das unidades.

A capacitação contínua dos colaboradores aprimorou suas habilidades técnicas e interpessoais e fortaleceu seu compromisso com a missão de fornecer refeições saudáveis e de qualidade à população. Treinamentos focados em boas práticas de manipulação de alimentos, atendimento ao cliente, processos de trabalho e questões de segurança alimentar elevam o padrão de serviço e, também, contribuem para a confiança e satisfação dos usuários.

Treinamentos:
1. Atendimento ao Cliente;
2. Boas Práticas de Manipulação: Teoria e Prática;
3. POP (Procedimento Operacional Padronizado);
4. EPI’s (Equipamento de Proteção Individual);
5. Ergonomia;
6. Processos de Trabalho.



 

Pesquisa de Satisfação

Durante o ano realizamos a pesquisa de satisfação com os usuários dos Restaurantes Populares.

Foram entrevistadas 2.238 pessoas, que responderam a perguntas socioeconômicas e de avaliação do serviço prestado. Observa-se que 56,4% dos frequentadores são do sexo masculino, 41,3% são do sexo feminino e 2,14% identificam-se como outros.

Verificou-se também que os restaurantes são frequentados por usuários de todas as faixas etárias, atingindo em sua maioria a população de baixa renda, tendo em vista que 78,9% têm renda familiar de até 2 salários-mínimos.

A pesquisa demonstrou que os itens que mais agradaram os usuários foram o preço acessível e a qualidade, sendo que 80,29% dos entrevistados deram nota 5 (excelente) para a satisfação geral, 69,93% deram nota 5 (excelente) para a guarnição, 71,63% deram nota 5 (excelente) para o prato principal e 66,04% deram nota 5 (excelente) para a salada.

 

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