CENTRO SOCIAL PADRE GIOCONDO

Asilo

 

O Centro Social Padre Giocondo, em sua dedicação incansável ao serviço de convivência e fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, alcançou resultados significativos para as 143 crianças e adolescentes atendidos, assim como para suas famílias. Ao longo do ano de 2023, testemunhamos o fortalecimento dos laços afetivos e a promoção do desenvolvimento integral de cada indivíduo, proporcionando um ambiente seguro e acolhedor para o crescimento pessoal e social.

Por meio de atividades socioeducativas, culturais e esportivas, as crianças e adolescentes puderam expandir seus horizontes, adquirir novos conhecimentos e habilidades, desenvolvendo maior autoestima e autonomia. Além disso, as famílias foram envolvidas em processos de orientação e apoio, fortalecendo seu papel como principais agentes de transformação na vida das crianças e adolescentes. Os resultados alcançados no Centro Social Padre Giocondo refletem o compromisso inabalável desta unidade em promover o bem-estar e a convivência social.


 

Convivência Social

A Convivência Social foi um dos eixos estruturantes da metodologia aplicada ao longo do ano para promover o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, promovendo espaços de interação, diálogo e troca entre os participantes. Ao valorizarmos a diversidade e a pluralidade de experiências, culturas e saberes, este eixo fortaleceu a identidade pessoal e coletiva dos participantes, promovendo o reconhecimento e a valorização das diferenças.

Dessa forma, todas as atividades propostas ao longo do ano, como construção de acordos de convivência, cápsula do tempo, dinâmicas de resolução de conflitos, empatia e escuta, entre outros, enriqueceram o projeto de convivência e fortalecimento de vínculos e contribuíram para a construção de uma cultura de paz e inclusão, em que cada indivíduo foi reconhecido como
sujeito de direitos e protagonista de sua própria história.



Apoie

 

Direito de ser

O protagonismo e o reconhecimento das crianças e adolescentes como sujeitos de direitos também foi trabalhado no segundo eixo estruturante do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos aplicado no Centro Social Padre Giocondo: "Direito a Ser".
Ao priorizar o acolhimento e a escuta ativa nas atividades propostas ao longo de 2023, este eixo criou um ambiente propício para que os participantes se sentissem valorizados, respeitados e pertencentes à comunidade. Além disso, ao promover a reflexão sobre os direitos humanos, a cidadania e a inclusão social, o eixo "Direito a Ser" fortaleceu a autoestima e a autonomia dos participantes, emponderando-os para exercerem sua plena cidadania e participação na sociedade.

As atividades realizadas pela equipe em conjunto com as crianças e adolescentes, como a pesquisa sobre direitos humanos, atividades de promoção da saúde (higiene corporal e mental), diversidade cultural e familiar, pesquisa de campo na comunidade local, entre outras, visaram à transformação de si e da sociedade, focando na realidade local. Essas atividades buscaram trazer a importância do protagonismo infanto-juvenil, mostrando todas as possibilidades que estão a sua volta, assim como o caminho para alcançá-las, por fim ressaltando seus direitos e deveres na sociedade, seja com os amigos, família, comunidade e natureza.



Apoie

 

Participação

O eixo Participação teve um papel crucial no Centro Social Padre Giocondo, pois proporcionou a participação ativa das crianças e adolescentes no dia a dia do projeto, propiciando uma experiência de gestão democrática de um espaço coletivo, bem como os conscientizou do seu protagonismo na construção de suas próprias trajetórias, incentivando-os a expressar suas opiniões, ideias e necessidades.

Além disso, ao estimular a participação, expressão de ideias e tomada de decisões coletivas, contribuímos para o fortalecimento da democracia e para a promoção da igualdade de direitos e oportunidades. No dia a dia do projeto os participantes praticaram a participação democrática na criação de jogos e brincadeiras, teatro, rodas de conversa, debates, construção de campanhas educativas para a comunidade com a confecção e distribuição de panfletos, entre outras tantas atividades. Nesse contexto, o eixo Participação potencializou os serviços de convivência e a democracia aplicada no Centro Social Padre Giocondo, fortaleceu os laços comunitários e promoveu o exercício pleno da cidadania.



Apoie

 

Oficinas

Articuladas com os eixos de Convivência Social, Direito a Ser e Participação, as oficinas socioeducativas proporcionaram momentos lúdicos que estreitaram as relações entre crianças e adolescentes, pois a prática delas permitiu a observação, a exploração e principalmente a criação de novas ações como protagonistas de seu próprio desenvolvimento.

As oficinas, realizadas semanalmente, foram utilizadas como instrumentos para se trabalhar os temas dos eixos estruturantes. Entre elas, tivemos: teatro, música, informática, desenvolvimento socioemocional, meio ambiente, eu na comunidade, saúde e artes plásticas.
Através de atividades lúdicas e dinâmicas, as crianças e os adolescentes tiveram a oportunidade de aprender sobre a importância da convivência harmoniosa, do respeito mútuo e da valorização da diversidade, fortalecendo seus vínculos afetivos e sociais. Além disso, as oficinas promoveram a reflexão sobre os direitos e deveres de cada indivíduo, estimulando-os a reconhecer sua própria dignidade e a dos outros, participando ativamente na construção de uma comunidade mais justa e solidária.

As oficinas socioeducativas tornaram-se um espaço privilegiado para o desenvolvimento das competências socioemocionais e culturais das crianças e adolescentes, preparando-os para uma participação ativa e consciente na sociedade.



Apoie

 

Fortalecimento de vínculos familiares

O Centro Social Padre Giocondo buscou constantemente fortalecer os vínculos familiares das crianças e adolescentes, e isso perpassou por promover e estimular a participação das famílias em diversas atividades na unidade.

A família é o principal contexto de socialização e apoio para o desenvolvimento das crianças e adolescentes. Ao envolvê-los nas atividades, criou-se uma parceria sólida e colaborativa entre a instituição e o núcleo familiar, fortalecendo os laços afetivos e promovendo um ambiente de confiança e acolhimento. Além disso, a participação familiar permitiu uma compreensão mais ampla e contextualizada das necessidades e potencialidades dos participantes, possibilitando a oferta de intervenções mais adequadas e eficazes.

Por meio dos encontros de integração familiar, reuniões informativas, palestras e atendimentos individualizados realizados pela assistente social, as famílias tiveram a oportunidade de trocar experiências, compartilhar conhecimentos e receber orientações sobre temas relevantes, como as regras e funcionamento do projeto, educação, saúde, direitos e deveres, convivência familiar, impactos da tecnologia na relação familiar, entre outros.

Os encontros de integração familiar promoveram a convivência e a afetividade no desenvolvimento das atividades em conjunto, além da celebração de conquistas e apreciação de apresentações culturais.