ASILO SÃO VICENTE DE PAULO

Asilo

 

O Asilo São Vicente de Paulo realizou o acolhimento institucional humanizado a 184 idosas. O atendimento foi realizado por equipe multidisciplinar qualificada, com muita dedicação, amor, cuidado e alegria. Por mais um ano seguimos trilhando o caminho da garantia e defesa de direitos da pessoa idosa. Em 2022, muitos foram os desafios encontrados, os quais com a dedicação da equipe, apoio da comunidade, voluntários e inúmeros parceiros foi possível vencer e construir mais um ano de sucesso.


Apoie

 

Juntos garantimos direitos à pessoa idosa!

O atendimento às idosas no Asilo São Vicente de Paulo seguiu os procedimentos de humanização, ofertando proteção integral e com plano individualizado de atendimento. Ao longo do ano, todas as idosas receberam atendimento do serviço social para manutenção da regularidade de documentação, acesso a renda e participaram de atividades voltadas ao fortalecimento dos vínculos familiares, através de chamadas de vídeos, reuniões e visitas presenciais, seguindo todo o protocolo de prevenção à covid-19.

A metodologia de acolhimento humanizado exigiu que durante todo o ano de 2022 houvesse ações para a promoção da qualidade da vida das idosas, com melhoria da autoestima e fortalecimento da sua identidade pessoal. Tais cuidados perpassaram pela valorização da sua identidade, com cuidados com as vestimentas, calçados e acessórios adequados às preferências da idosa, e através do atendimento semanal no salão de beleza do Asilo São Vicente de Paulo para cuidar dos cabelos, fazer maquiagem, manicure e pedicure. Com isso, alcançamos a melhora na autoestima, estimulamos o autocuidado, e as idosas se sentiram valorizadas com o atendimento de profissionais da área estética, pois além do serviço prestado há o fortalecimento de vínculos de amizades e a expressão de afetividade entre os profissionais e as moradoras.

 



Apoie

 

O acolhimento humanizado e interdisciplinar contou a realização de oficinas que estimularam a psicomotricidade, o cognitivo, a sociabilização, a afetividade, a memória, a expressividade cultural. Participando das atividades ocupacionais, as idosas melhoraram aspectos físicos, psicológicos e sociais que proporcionaram a melhora na qualidade de vida. As atividades foram realizadas pelos setores de psicologia, terapia ocupacional, fisioterapia e lares.

Um dos direitos preconizados pelo Estatuto do Idoso é o acesso ao lazer e cultura, o que foi garantido às idosas no ano de 2022. Foi um ano de muita diversão e alegria com a comemoração dos aniversários, pulando carnaval, celebrando a Páscoa e o Natal. Elas puderam se deliciar, ainda, com as festas juninas e se divertir em bingos e cinemas em casa.


Apoie

 

O acolhimento institucional contou com a atenção especializada à saúde física e mental das idosas. O atendimento técnico na área de saúde foi realizado pelos setores médico, de enfermagem, farmacêutico, nutricional, fisioterapêutico e psicológico. Promovemos diariamente a qualidade de vida e o envelhecimento saudável através de tratamentos de saúde e ações preventivas realizadas pela equipe multidisciplinar.


Apoie

 

Um dos pilares de atuação da Ação Social do Paraná é a Segurança Alimentar e Nutricional, a qual segue procedimentos rigorosos no Asilo São Vicente de Paulo para garantir o acesso a alimentação saudável, adequada em quantidade e qualidade às idosas acolhidas. Fornecemos diariamente 6 refeições, hidratação e suplementação, com a qualidade e quantidade nutricional necessárias a cada uma das moradoras. As refeições foram produzidas com baixo teor de sódio, isentas de lactose, com tipos diferentes de consistência, adequando a refeição à dieta prescrita a cada uma das idosas.

A equipe ainda considerou a cultura alimentar das idosas, buscou atender as vontades e produzir as receitas que elas mais gostam, além de preparar todos os quitutes e doces para as festividades.

Apoie

 

Centro Dia

O Centro Dia voltou ao atendimento regular no ano de 2022, atendendo 23 idosos de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h30, contribuindo para prevenir o acolhimento institucional, a violência intrafamiliar e a segregação dos idosos, assegurando o direito à convivência familiar e comunitária através da promoção da sociabilização e integração intergeracional, gerando a melhoria na qualidade de vida dos idosos atendidos, seus cuidadores e suas famílias.

As atividades técnicas propostas diariamente aos idosos promoveram o convívio, a integração e a sociabilização, o que resultou na melhoria da qualidade de vida do público atendido, e apoiou as famílias na tarefa de cuidar. Realizaram-se os cuidados básicos com a saúde do idoso, higiene pessoal, atividades físicas, ocupacionais, psicomotoras, de lazer e cultura, de convivência comunitária, atendimento social e orientação às famílias, além da atenção à segurança alimentar e nutricional dos idosos com o servimento de 4 refeições diárias. Todo o atendimento foi realizado por equipe multidisciplinar de serviço social, psicologia, terapia ocupacional, nutrição, fisioterapia, enfermagem e cuidadores de idosos.

 




apresentação

apresentação