CEI BOM PASTOR

apresentação

O Centro de Educação Infantil Bom Pastor teve por objetivo o desenvolvimento integral da criança, em parceria com a família e a comunidade. No ano de 2022, proporcionamos o cuidar e educar para 223 crianças de 4 meses a 4 anos.

As propostas pedagógicas foram voltadas ao brincar construtivo, ou seja, possuíam algum significado durante o processo de desenvolvimento. Por meio delas, as crianças desenvolveram a criatividade, o despertar para o pensamento investigativo e reflexivo, aprenderam a respeitar regras e desenvolveram funções cognitivas, emocionais, psicológicas, físicas, motoras e sociais. Durante as brincadeiras, as crianças também desenvolveram a autoestima, a autonomia e a criatividade, que foram essenciais para enfrentar as dificuldades, gerar aprendizagem e garantir seus direitos.

O trabalho pedagógico foi realizado através dos campos de experiência para proporcionar os seis direitos da educação infantil: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.


 

O Eu, o Outro e o Nós!

O campo de experiência eu, o outro e o nós proporcionou o desenvolvimento das experiências sociais, como as valorizações culturais, as vivências individuais e coletivas, assim como as questões relacionadas ao respeito, valores, autocuidado e autonomia. A partir das interações no meio em que vive a criança desenvolve o senso crítico, se percebendo como sujeito pensante na sociedade.

 

Apoie

Corpo, gestos e movimentos

No campo de experiência corpo, gestos e movimentos as crianças ampliaram sua consciência corporal e as habilidades motoras. Através do brincar, nesse campo de experiência, houve a interação da criança com tudo ao seu redor, inclusive desenvolvendo a capacidade de expressar-se. A consciência de que seu corpo é centralidade permite que, por meio dele, a criança relacione corpo, emoção e linguagem. Dessa maneira, percebe seus limites, habilidades, assim como exalta suas experiências culturais.

 

Apoie

Espaço, tempos, quantidades, relações e transformações

Ao longo do ano de 2022, possibilitamos experiências às crianças como exploração, investigação, manipulação e observação de objetos inseridos no meio em que vivem, sendo esse o campo espaço, tempo, quantidades, relações e transformações, resultando na ampliação do conhecimento e das habilidades das crianças sobre aspectos e fenômenos do mundo físico e sociocultural.

 

Apoie

Escuta, fala, pensamento e imaginação

Em 2022, desenvolvemos a oralidade, o pensamento crítico e a criatividade das crianças através do campo de experiência escuta, fala, pensamento e imaginação. As atividades foram realizadas por meio de interações, de aprender a ouvir e a falar, das contações e leituras de histórias, da musicalidade, entre outros. Além disso, esse campo contribuiu para a percepção da criança como sujeito pertencente a uma sociedade e a sua cultura.

 

Apoie

Traços, sons e formas

Realizamos com grande sucesso o estímulo às manifestações artísticas, através do campo de experiência traços, sons, cores e formas, permitindo que as crianças se expressassem de diferentes formas e desenvolvessem o respeito à cultura, ampliando seu senso crítico, estético e as suas habilidades de manifestação, apreciação e produção artística.

 

Apoie

Segurança alimentar e nutricional em tempos de pandemia

A Segurança Alimentar e Nutricional foi um dos pilares de atendimento no CEI Bom Pastor, objetivando o acesso contínuo a alimentação saudável em quantidade e qualidade necessárias a cada faixa etária. Promovemos hábitos alimentares saudáveis, através da oferta de 4 refeições diárias para as crianças, sendo o momento das refeições uma oportunidade de aprendizagem. Além disso, os hábitos alimentares saudáveis também foram incentivados com atividades pedagógicas na horta orgânica e na oficina de culinária.

 

Apoie
apresentação