CENTRO SOCIAL PADRE GIOCONDO

Asilo

 

O Centro Social Padre Giocondo ofertou o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos Familiares e Comunitários às crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, no bairro Cajuru. Sua inauguração ocorreu no dia 10 de outubro de 2022 e, nos últimos dois meses do ano, atendeu 76 crianças e adolescentes.

Essa unidade foi o desafio assumido pela Ação Social do Paraná no ano de 2022, pois a Associação Bem Aventurada Imelda encerrou o atendimento em abril de 2022. Diante da importância do serviço para as famílias, assumimos esse compromisso com a comunidade.

O Centro Social Padre Giocondo teve por objetivo fortalecer a convivência familiar e comunitária das crianças e adolescentes, prevenir a ocorrência de riscos e vulnerabilidades sociais, promover acesso a direitos sociais e desenvolver atividades socioeducativas através dos eixos norteadores do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos – convivência social, direito a ser e participação – formar agentes transformadores na sociedade.

 

Convivência Social

O eixo de convivência social favorece a expansão da vida, estimulando ações de mudanças com a valorização do sentimento de pertencimento local, estabelecendo e solidificando vínculos humanos, inicialmente familiar e posteriormente nos espaços comunitários. As crianças e adolescentes se relacionam à medida que são capazes de fazer escolhas, ao mesmo tempo em que desenvolvem autonomia e a responsabilidade. Exemplos de atividades desse eixo realizadas: a construção de regras de convivência, atividades com a temática “valores” voltada à convivência em grupo, o respeito e a autoestima.



Apoie

 

Direito de ser

No eixo direito de ser estimula-se o exercício da infância e da adolescência, por meio de atividades que promovem a troca de experiências e potencializam a vivência em cada ciclo de vida. É preciso entender que as diferentes constituições familiares podem formar cidadãos de direitos e comprometidos com transformações sociais. A formação da cidadania se inicia com pouca idade nos grupos familiares com a apropriação de valores sociais, morais e culturais que posteriormente os conflita em suas relações no contexto social, construindo assim sua identidade e o reconhecimento de seus próprios valores. Realizamos as seguintes atividades nesse eixo: dinâmicas de desenvolvimento socioemocional; promoção à saúde; debates; diversidade e inclusão.



Apoie

 

Participação

Neste eixo estimula-se a participação das crianças e adolescentes nos diversos espaços de controle social, e através da família, comunidade e escola, assegurando dessa forma o seu papel como sujeito de direitos e deveres. É aqui que começam a reconhecer seu lugar, a ter a percepção das possibilidades e impactos que sua ação no mundo causa, compartilhando experiências, ideias, pensamentos e sentimentos. Buscando, sempre, ressaltar a importância da convivência familiar e comunitária, com oferta de espaço para abordagem de temas econômicos, culturais, sociais, políticos, entre outros, incentivando a autonomia e apropriação de direitos. Exemplos de atividades realizadas: escolha e votação de ações e regras realizadas no espaço; atividades esportivas dirigidas e livres; jogos colaborativos; teatro; dança e rodas de conversa.



Apoie

 

Oficinas

As oficinas socioeducativas interligaram os eixos convivência social, participação e direito a ser, com práticas lúdicas que contribuíram para o desenvolvimento das relações entre as crianças e adolescentes, permitindo explorar, inventar, observar e criar como protagonistas em todas as ações. Essa metodologia contribuiu para a construção do conhecimento, com ações práticas promovendo experiências, ao mesmo tempo que possibilitou o desenvolvimento social e cognitivo das crianças e adolescentes. Exemplos de oficinas realizadas: teatro, dança, artes plásticas e jogos.



Apoie

 

Segurança alimentar e nutricional

A segurança alimentar e nutricional esteve presente como um eixo fundamental no Centro Social Padre Giocondo. Buscamos ofertar alimentação saudável com quantidade e qualidade necessárias à faixa etária atendida. Para o turno da manhã foram ofertados diariamente café da manhã e almoço, e para o turno da tarde almoço e café da tarde.



Apoie