CEI BOM PASTOR

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O Centro de Educação Infantil Bom Pastor promoveu em 2024 o desenvolvimento integral de 192 crianças de 4 meses a 4 anos, em parceria com as famílias e a comunidade. As atividades pedagógicas incentivaram o brincar, estimulando criatividade, pensamento investigativo, respeito às regras e desenvolvimento cognitivo, emocional, motor e social.
Além disso, fortaleceram a autoestima e a autonomia, essenciais para a aprendizagem e garantia de direitos.
O trabalho foi estruturado nos campos de experiência, assegurando os seis direitos da educação infantil:
• Conviver: desenvolvimento social e afetivo;
• Brincar: aprendizado lúdico e criativo;
• Participar: inclusão e protagonismo infantil;
• Explorar: descoberta e curiosidade;
• Expressar: liberdade de expressão e criatividade;
• Conhecer-se: autoconhecimento e autoestima.


 

Desenvolvimento sensorial e motor para bebês

O Berçário I, que atendeu bebês de 4 meses a 1 ano, priorizou práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento sensorial e motor, seguindo as diretrizes da educação infantil de Curitiba. As atividades incluíram estímulos variados, como manipulação de materiais com diferentes texturas, musicalização e exploração do ambiente para incentivar o engatinhar e o equilíbrio. A interação com educadores fortaleceu vínculos afetivos, essenciais para o bem-estar e o desenvolvimento infantil.

 

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Propostas investigativas e o desenvolvimento infantil

As propostas pedagógicas do Berçário II foram desenvolvidas com foco na exploração sensorial, na autonomia e na aprendizagem ativa, respeitando as especificidades dessa faixa etária. As crianças investigaram o ambiente por meio de brincadeiras com água, contato com a natureza e pintura com dedos, experimentando texturas, cores e elementos naturais. As professoras atuaram como mediadoras, organizando espaços atrativos para estimular a curiosidade e a interação social. Essas experiências favoreceram o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo, permitindo que os bebês aprendessem de forma natural e significativa.

 

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Cantos diversificados

No Maternal I e II (3 a 4 anos), foram implantados os Cantos Diversificados, criando ambientes de aprendizagem para estimular a imaginação, criatividade, sociabilização e habilidades motoras. As crianças puderam escolher entre atividades como jogos de construção, leitura, pintura e música, sempre com intencionalidade pedagógica. A metodologia flexível permitiu a mediação dos educadores, incentivando a interação, o compartilhamento e o desenvolvimento socioemocional, garantindo um ambiente estimulante e seguro para a aprendizagem.

 

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Esporte e Arte

As Oficinas de Judô, Capoeira, Ballet e Musicalização promoveram o desenvolvimento motor, social e cultural das crianças de forma lúdica. Adaptadas à faixa etária, estimularam equilíbrio, coordenação, disciplina e expressão corporal. Além de incentivar a atividade física, fortaleceram a sociabilização e os laços de amizade.

 

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Segurança alimentar e nutricional

Ao longo do ano, foram realizadas diversas atividades de educação nutricional, incluindo oficinas culinárias, contação de histórias e dinâmicas para incentivar hábitos alimentares saudáveis. As crianças participaram de preparações caseiras, como bolos e sanduíches naturais, e exploraram alimentos por meio de músicas e brincadeiras. O projeto "Semáforo dos Alimentos" ensinou a classificação dos alimentos conforme sua importância nutricional, enquanto os piqueniques de frutas estimularam a autonomia e a aceitação alimentar. Além disso, o projeto "Conhecendo as Regiões do Brasil" proporcionou a degustação de pratos típicos, ampliando o conhecimento cultural e gastronômico. A nutricionista acompanhou
as refeições, promovendo a alimentação saudável de forma interativa.

 

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