Durante o ano de 2024, o setor de Treinamento & Desenvolvimento (T&D) da Ação Social do Paraná desempenhou um papel fundamental no aprimoramento das habilidades e no desenvolvimento profissional de seus colaboradores. Através de treinamentos e ações educativas, buscamos promover a melhoria contínua nos processos de trabalho, garantindo que as práticas adotadas estivessem sempre alinhadas à missão e aos valores da ASP.
Capacitações e treinamentos:
O setor de T&D promoveu 334 horas de capacitação e treinamentos, abordando temas voltados ao desenvolvimento profissional e pessoal, além de atender às exigências regulamentadoras. Essas iniciativas demonstram o compromisso da ASP com a excelência operacional e a valorização de seus colaboradores.
Restaurantes Populares:
Nos Restaurantes Populares, foram realizados treinamentos relacionados à SIPAT, incluindo a XI Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho. Entre os temas abordados estavam: A Importância do Trabalho em Equipe, Ergonomia no Trabalho, Cuidado com a Saúde Integral, além do treinamento da CIPA, direcionado à Gestão da CIPA 2024-2025 e Brigada de Incêndio, totalizando 40 horas de treinamento.
Treinamento cozinheiras:
As equipes de cozinheiras das unidades da ASP participaram de um treinamento sobre inteligência emocional, ministrado pelo SENAC/PR, totalizando 6 horas de capacitação, conforme previsto na Lei 14.457/23 CIPA/SIPAT.
Asilo São Vicente de Paulo:
Foram realizadas 18 oficinas para as cuidadoras e equipe do Asilo, totalizando 30 horas de treinamento. Além disso, a Brigada de Incêndio se manteve ativa, totalizando 100 brigadistas e 80 horas de atividades realizadas.
Cei Bom Pastor:
A Equipe Pedagógica recebeu treinamento da Brigada de Incêndio (20 horas) e a certificação de treinamento da Lei Lucas 13.722/18, com carga horária de 6 horas. Além dos treinamentos brigatórios, a equipe pedagógica participou da semana Pedagógica CapacitASP, totalizando 28 horas de treinamento.
Centro Social
Padre Giocondo:
A equipe do Centro Social Padre Giocondo participou do treinamento da Brigada de Incêndio, com carga horária de 20 horas, e obteve a certificação referente à Lei Lucas 13.722/18, totalizando 6 horas de capacitação. Essa formação habilita a equipe para o atendimento de primeiros socorros. A equipe também recebeu oficinas pedagógicas, totalizando 12 horas de treinamento.